Figura 1 – Ovos do bicho-da-seda, Bombyx mori....Ciclo de Vida.
Bombyx mori L
A crisálida (ou pupa) é o corpo que a lagarta revela quando se libera sua pele pelo última vez, é bem verdinho.
O ciclo de desenvolvimento do bicho-da-seda vai da eclosão do ovo até a transformação da lagarta em mariposa. O período em que vive como a lagarta é dividido em cinco fases ou idades, durante as quais é sempre alimentada com folhas da amoreira (Morus spp.).
O fio de seda é fabricado do casulo da lagarta de diversas mariposas. A mais comum é a Bombyx mori, bicho-da-seda da amoreira, que responde por 95% da produção mundial. A sericultura moderna é mecanizada, porém o processo de produção é basicamente o mesmo há 5 mil anos.
COMO OS FIOS SE TRANSFORMAM EM TECIDO? Os fios são transformados em tecidos através de uma técnica chamada tecelagem e o método mais antigo conhecido é aquele feito no tear, manualmente. Consiste num entrelaçamento de fios colocados em sentidos diferentes: na longitudinal (urdume) ou na transversal (trama).
O fio de seda é caracterizado por promover uma sensação de bem estar agradável, relacionado com a leveza que a seda representa, juntamente com a beleza que carrega em sua composição. ... O fio de seda geralmente é mais fraco, sendo mais frágil além de mais simples quebra, diante da realização de um movimento brusco.
A seda é uma fibra natural feita por um bicho, mas especificamente uma lagarta. Todos criados cientificamente em laboratórios, mantidos puramente por manutenção da espécie, pois os bichos da seda já não existem mais na natureza em tanta diversidade. ...
O fio de seda é uma tentativa de unir um e outro, mas o eu lírico e o mundo mantêm, cada um, sua própria identidade. b) A força do amor, representada pela delicadeza e pela força de um fio de seda, é o que une o eu lírico ao mundo que o circunda, a ponto de se tornarem uma coisa só.
Os fios e cabos tem a mesma matéria prima , o cobre e ás vezes o alumínio, que depois de extraído tem que passar por um processo de purificação para se obter o elemento puro. A partir do cobre puro é feito o fio que posteriormente será enrolado em bobinas para ser criado o condutor elétrico.
Cobre eletrolítico (eletro-refinado, eletro-obtido, ou ambos) é fundido, moldado na forma de barra, e laminado a quente na forma de uma vara. Esta vara é então trabalhada a frio, até ser passada por fieiras de estiramento, que reduzem sistematicamente o diâmetro, enquanto alongam o fio.
Os fios elétricos são feitos de cobre por dentro e de plástico por fora básicamente porque o cobre é o material que conduz a eletricidade, enquanto que o plástico é o material isolante, que serve como cobertura com a finalidade de que não exista uma interferência com outros materiais ou pessoas.
Características e aplicações – O cobre é um metal muito utilizado para a construção de condutores elétricos, já que é muito dúctil e maleável. – A eletricidade que flui por meio dos fios de cobre encontra muito menos resistência que encontraria em fios de alumínio ou aço, por exemplo.
Já se os fios que você precisa descartar estão deteriorados, o mais correto a se fazer é procurar por empresas e cooperativas que trabalham com reciclagem ou se informar com a prefeitura da sua cidade sobre como fazer o descarte. Confirme quais são as possibilidades antes de jogar no lixo comum reciclável.
Chile
Pegue uma pílula de aspirina. Coloque o fio esmaltado na superfície e pressione-o com uma ponta de ferro de soldar aquecida pela temperatura operacional. A aspirina derrete, ferve, entra em contato com o esmalte e desintegra seu revestimento no cobre do fio.
Esfregue a peça de cobre com a pasta de sal e vinagre. Esfregue a mistura na superfície do material, focando nas manchas escuras para removê-las. Use movimentos firmes por todo o cobre para que não sobre nada da mancha. Conforme for necessário, coloque mais pasta no pano e vá esfregando a peça.
Os depósitos de cobre são encontrados na Floresta Negra e precisam de uma picareta de chifre ou melhor para serem colhidos. Todos os depósitos de minério, incluindo cobre, não reaparecem. Uma grande parte do depósito de cobre está oculta sob a superfície; Certifique-se de cavar ao redor para descobrir toda a veia.