Em resposta à Reforma, a Igreja Católica criou seu próprio movimento, a Contra-Reforma ou Reforma católica. Seus objetivos eram impedir que o protestantismo se espalhasse, recuperar territórios perdidos e expandir os esforços missionários em todo o mundo.
Criada como reação ao protestantismo, a Contrarreforma foi marcada pela repressão e pela reafirmação dos dogmas católicos. A Contrarreforma foi um movimento de reação da Igreja Católica ao surgimento de novas doutrinas cristãs na Europa, em um processo conhecido como Reforma Protestante.
A reforma calvinista surge da tentativa fracassada do pastor Ulrich Zwinglio de implantar a reforma luterana na Suíça. Ela é retomada por João Calvino em 1541, com propostas mais radicais que as de Lutero. Calvino era um teólogo francês que, em 1533, tomou-se defensor da Reforma Religiosa.
As reformas propostas por Lutero e Calvino visavam abalar a Igreja Católica e o poder Papal e não a religião Cristã em si. ... Como voce vê, eles eram cristãos, mas sem dúvidas abalaram a estrutura dos católicos (não confundir cristão católicos com cristãos protestantes).
João Calvino
Os Cinco Pontos do Calvinismo, (conhecidos pelo acróstico TULIP, referente às iniciais dos pontos em inglês) são uma síntese dos cânones teológicos definidos no Sínodo de Dordrecht, no âmbito da disputa entre calvinistas e arminianos acerca das doutrinas da Graça e da Predestinação.
Religião criada pelo rei Henrique VIII O Anglicanismo foi criado no século XVI, pelo rei da Inglaterra Henrique VIII. Ele surgiu após a insatisfação do rei com algumas decisões tomadas pela Igreja Católica.
Anglicanismo e Catolicismo As crenças, doutrinas e dogmas da Igreja Anglicana assemelham-se às católicas. Dentre as principais semelhanças destacamos os fatos de os anglicanos acreditarem na palavra contida na Escritura Sagrada, bem como de praticarem os sacramentos do Batismo e da Eucaristia.
Agostinho de Cantuária
A Igreja da Inglaterra compreende-se como "católica" e "reformada": Católica (Alta Igreja) na medida em que se define como uma parte da Igreja Católica de Jesus Cristo, em perfeita e válida continuidade com a Igreja apostólica. Também se assemelha de Igreja Católica Romana em seus dogmas e ritos.