Existem três tipos de transporte passivo pela membrana celular: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.
O mecanismo físico mais simples de tráfego molecular através da membrana, é a difusão. As moléculas, quer se encontrem de um lado, quer do outro da membrana, são objecto de intensa agitação (função da temperatura); consequentemente, são portadoras de energia cinética.
As ATPases ou adenosinatrifosfatases constituem uma classe de enzimas que catalisam a decomposição do trifosfato de adenosina (ATP) em adenosina difosfato (ADP) e um íon de fosfato livre.
Em biologia celular, um gradiente eletroquímico refere-se às propriedades elétricas e químicas que ocorrem através das membranas.
Gradiente elétrico ou potencial elétrico de membrana, é a diferença de potencial elétrico (voltagem) entre os meios intra e extracelular.
Esse potencial é de equilíbrio eletroquímico de Gibbs-Donnan, neste caso acontece mais de uma distribuição iônica. Emergem da separação de cargas resultante de difusão iônica. ... Os equilíbrios químicos verdadeiros dependem somente da concentração do soluto difusível, sendo indiferente à carga elétrica.
Um gradiente de concentração ocorre quando a concentração de partículas é maior em uma área que na outra. No transporte passivo, partículas irão difundir na direção do menor gradiente de concentração, das áreas de maior concentração para áreas de menor concentração, até que elas tenham a mesma concentração.