O ex-presidente Ernesto Geisel declarou seu apoio à candidatura de Tancredo Neves.
Verificado por especialistas O Partido Democrático Social (PDS) perdeu "uma eleição ganha" por causa de atritos internos entre os seus integrantes, tendo o partido se dividido em apoiadores de Maluff e opositores de Maluff, nenhum dos dois grupos grande o suficiente para, sozinho, vencer as eleições.
Como foi o processo de eleição para a presidência da República em 1985? ... d) Tancredo Neves venceu a eleição indireta para presidente, que teve apenas do Colégio Eleitoral, formado por deputados e senadores.
75 anos (1910–1985)
Sarney assumiu o governo interinamente após a internação de Tancredo Neves, e definitivamente em 21 de abril de 1985, após a morte do qual foi o primeiro presidente civil após mais de vinte anos de ditadura militar no Brasil.
O primeiro presidente do Brasil eleito pelo voto popular foi Prudente de Morais, eleito presidente da república em 1 de março de 1894.
Manuel Deodoro da Fonseca (Alagoas da Lagoa do Sul, 5 de agosto de 1827 — Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1892) foi um militar e político brasileiro, primeiro presidente do Brasil e uma das figuras centrais da Proclamação da República no país.
Os membros do partido republicano, os republicanos no geral, profissionais de diversas camadas, jornalistas, entre outros, defendiam a implantação da república durante o Brasil Império.
A proclamação da República no Brasil foi apoiada, principalmente, por dois grupos sociais: os latifundiários, donos das grandes riquezas do país, e os militares, que tinham ganhado prestígio social com a Guerra do Paraguai.
O movimento republicano no Brasil, foi apoiado pelos militares que queriam melhor divulgação na imprensa, a elite agrária(produtores de café e leite principalmente) que queriam a reinstituição da escravidão e a emergente classe média (pintores, jornalistas, professores, ...) que queriam maior participação e liberdade ...
Fica marcada a figura de Marechal Deodoro da Fonseca como responsável pela efetiva proclamação e como primeiro Presidente da República brasileira em um governo provisório (1889-1891). Marechal Deodoro da Fonseca foi herói na guerra do Paraguai (1864-1870), comandando um dos Batalhões de Brigada Expedicionária.
Rui Barbosa. Quintino Bocaiúva. Tomé Inácio Botelho. Benjamin Constant Botelho de Magalhães.
A ação não teve participação popular e os militares interviram. ... Desta forma, Marechal Deodoro da Fonseca demitiu, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente.