Podemos definir a Física como a ciência que estuda os aspectos mais gerais da natureza. ... Basicamente, a Física é dividida em 6 ramos que são Mecânica, Termologia, Movimento Ondulatório, Óptica, Eletricidade e Física Moderna.
O curso de Física forma profissionais que estudam a matéria, a energia e suas relações e interações, como os seus principais fenômenos e teorias. O curso é oferecido em duas modalidades: bacharelado e licenciatura. O estudante de licenciatura terá as habilidades necessárias para dar aulas no Ensino Fundamental e Médio.
A física clássica descreve a maioria dos estudos anteriores ao início do século 20. Ela envolve, tipicamente, conceitos de física de grande porte e seus ramos incluem termodinâmica, eletricidade e magnetismo, mecânica, luz e ótica e som. Já a física moderna está mais preocupada com o mundo microscópico das partículas.
Sabe-se que a física atua em parceria com outras áreas da ciências como a Biologia e a medicina, por exemplo, aprimorando os diagnósticos feitos por imagem.
A física se relaciona com várias outras ciências, entre elas a química e a matemática, no entanto há ente a física e a matemática uma relação de proximidade muito maior, que possibilita assim dizer que a física não vive sem a matemática.
Química estuda basicamente os fenômenos onde ocorre a modificação/transformação da matéria, ou seja, as reações químicas, com seus reagentes e produtos. Física estuda os fenômenos físicos, sem a transformação da matéria, apenas deformação, movimento, deslocamento, forças, dilatação, onda, eletricidade....
O profissional Com a rápida evolução da medicina, o físico é cada vez mais atuante em áreas que envolvam Radiação, Laser, Diagnóstico por Imagens e Campos Eletro-magnéticos. Em áreas como Medicina Nuclear e Radiodiagnóstico, o físico atua como pesquisador e no controle de qualidade dos diversos equipamentos.
A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.