1986
Final de 2023 Em 1986 ele ficou (razoavelmente) visível até mesmo a olho nu. Estima-se que o cometa Halley irá atingir o ponto mais distante do Sol no final de 2023. Nesse ano, o cometa estará a 5,3 bilhões de km do Sol, e, então, irá iniciar seu caminho de volta para, somente em 2061 visitar novamente o nosso planeta.
Essa variação ocorre por causa da atração exercida pelas forças gravitacionais de Saturno e de Júpiter e de Saturno, que podem desacelerar o cometa. Além disso, sua órbita é retrógrada, ou seja, ela gira no sentido contrário ao dos planetas.
1986 –
13 de Março de 1986
13 dos cometas mais bonitos e impressionantes que já existiram
Os Cometas, a Cintura de Kuiper e a Nuvem de Oort
Cometa Hale-Bopp
Ceres
periódicos: são cometas que possuem órbita elíptica bem alongada e geralmente voltam à vizinhança solar em períodos inferiores a 200 anos. ... extintos: são cometas que já desapareceram por terem impactado com outro astro ou se desintegrado em suas passagens muito próximas e frequentes do Sol.
O Hyakutake é um cometa de período longo, antes desta sua passagem pelo Sistema Solar, o seu período orbital era de cerca de 15 000 anos, mas a influência gravitacional dos planetas gigantes aumentou-o para 72 000 anos....Cometa Hyakutake.
Quando caem na Terra, atravessam a atmosfera com velocidades elevadas e o atrito com o ar provoca a fusão total ou parcial deles. À noite esse efeito é visto como um rastro luminoso denominado meteoro, conhecido popularmente por estrela cadente.
18h30min
Normalmente elas explodem na atmosfera superior, e a maioria ou todos os componentes sólidos são vaporizados. Objetos com diâmetros superiores a 50 metros atingem a Terra aproximadamente uma vez a cada mil anos, produzindo explosões comparáveis à observada no evento Tunguska em 1908.
Esses meteoros são causados pela entrada de detritos na atmosfera a velocidades muito altas. Numa chuva de meteoros, esses detritos geralmente são resultado de interações de um cometa com a Terra, em que material do cometa é desprendido de sua órbita, ou quando a Terra cruza essa órbita.
A teoria mais aceita sobre a extinção dos dinossauros diz que há 66 milhões de anos um asteroide enorme caiu no Golfo do México, formando uma cratera de 180 quilômetros de diâmetro, conhecida como Chicxulub.
O Bennu passará a 0,005 AU (750 000 km)da Terra em 23 de setembro de 2060, enquanto a distância orbital média da Lua (Distância lunar, DL) é hoje de 384 402 km e daqui a 50 anos será de 384 404 km.
Um meteoro de grandes proporções foi registrado na madrugada desta quinta-feira (1º) no Rio Grande do Sul. A queda ocorreu por volta da 1h09, na região de Caxias do Sul, Serra gaúcha, e foi registrada a partir de Taquara pelo Observatório Espacial Heller & Jung.
Meteoritos brasileiros
O asteroide 2020 QL2, rocha espacial considerada potencialmente perigosa, vai passar perto da Terra nesta segunda (14/9), segundo a National Aeronautics and Space Administration (NASA).
Asteroide próximo da Terra
As principais funções da atmosfera são proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos à saúde; evitar que meteoritos atinjam a superfície terrestre, fragmentando-os por meio do processo de combustão; permitir que ocorra o chamado efeito estufa, que mantém as temperaturas do planeta estáveis.
Os anti-inflamatórios esteroides ou corticosteroides exercem potente efeitoanti-inflamatório (glicocorticoide). Sua ação mineralocorticoide deve ser considerada na escolha do fármaco, uma vez que pode provocar retenção de água e sal, hipertensão e perda de potássio.