O forame palatino maior (FPM) conduz o nervo palatino maior, responsável pela inervação da região posterior do palato duro. O conhecimento morfométrico do FPM é indispensável nas intervenções anestésicas exigidas em processos cirúrgicos.
O nervo nasopalatino é responsável pela inervação da mucosa palatina da região dos dentes incisivos e caninos.
O Forame Palatino Maior (FPM) conduz o nervo palatino maior, responsável pela inervação da região posterior do palato duro e sua localização é descrita como variável na literatura.
O forame redondo envolve a divisão maxilar do nervo trigêmeo (NC V/II). O forame oval abriga a divisão mandibular do nervo trigêmeo (NC V/III), a artéria meníngea acessória, o nervo petroso inferior e a veia emissária.
A fossa infratemporal é um espaço que existe abaixo da fossa temporal. Seus limites incluem: Superiormente – asa maior do osso esfenoide. Inferiormente – músculo pterigóide medial.
Depressões articulares – São reentrâncias nos ossos que se articulam com outras estruturas. Temos as cavidades, as fóveas, as incisuras (essas podem ser ou não articulares) e os alvéolos. Exemplo: cavidade glenoide da escápula, a fóvea costal das vértebras e os alvéolos dentários da mandíbula.
Os acidentes anatômicos ósseos são marcas, que podem ser classificadas em proeminências, sulcos, fossas entre outras. ... A finalidade deste termo "acidente anatômico ósseo" é para caracterizar as possíveis alterações nos ossos em função de outras estruturas, como citado a cima.
Eminências ósseas São as partes que sobressaem da superfície de um osso. Podem ser articulares ou não articulares, conforme façam ou não parte de uma articulação.
Em anatomia chamam-se processos às saliências ou protuberâncias naturais que órgãos, como os ossos), apresentam nos organismos. Em psicologia, processo é o desempenho de uma atividade cognitiva composta: uma operação que afeta o conteúdo mental; "o processo do pensamento"; "o processo cognitivo da memória".
Vamos falar sobre os tubérculos que, assim como os trocanteres no fêmur, no úmero nós também temos o tubérculo maior e o tubérculo menor. Falaremos também sobre tuberosidade, outro acidente ósseo muscular, que como característica tem sua área larga e geralmente rugosa.
Resposta. O esqueleto apendicular não faz parte do axial, tem os seguintes ossos:Ossos da cintura escapular (clavícula e escapula) cintura pélvica (ossos da bacia, que são os ilíacos) e o esqueleto dos membros inferiores e superiores.
O sacro é um osso de formato triangular que fica na base da coluna vertebral, próximo às nádegas. ... O sacro está ligado à bacia através de outro osso (ílio), e toda essa região é chamada de articulação sacroilíaca.
Em síntese, a função do Sacro é transmitir toda a força do tronco, da cabeça e dos membros superiores (braços, antebraços, ombros) para os membros inferiores. Nos estudos da anatomia humana, podemos verificar que essa função é realizada pela pelve.
Anatomia óssea da coluna Região lombar: 5 vértebras: (L1 a L5) Região sacral: 5 vértebras fundidas (S1 a S5) Região coccígea: 4 vértebras fundidas.