O EPC é utilizado para garantir a proteção coletiva, um único equipamento protege diversos colaboradores. Já o Equipamento de Proteção Individual (EPI) serve para proteger cada trabalhador de maneira individual. Os dois tem a finalidade de garantir a segurança dos colaboradores, porém, cada um de uma maneira.
Como exemplos de EPC podem ser citados:
EPI é uma sigla para Equipamento de Proteção Individual. Trata-se de itens que devem ser utilizados pelos colaboradores para que sejam evitados acidentes de trabalho e o surgimento de doenças ocupacionais. ... EPC, por sua vez, é uma sigla para Equipamento de Proteção Coletiva.
Em segurança do trabalho devemos em:
Veja os EPIs de enfermagem que devem ser usados
Quais os tipos de EPI e suas funções?
Já que o trabalhador possui as mãos como parte do corpo que está mais exposta a riscos e acidentes, os EPIs mais utilizados são os de proteção para mãos e membros superiores. Luvas, mangas, braçadeiras e dedeiras são os melhores e mais utilizados exemplos de EPIs para os membros superiores.
Quais são os EPIs mais comuns no mundo?
Em primeiro lugar, vamos entender quais são os principais Equipamentos de Proteção Individual a serem utilizados pelos profissionais de um hospital.
Logo, o emprego de EPI hospitalar é uma forma eficaz de combatê-los. Isso porque os equipamentos de proteção individual da saúde evitam o alto risco de doenças decorrentes da manipulação de produtos químicos e, inclusive, do contato com fluidos corporais e pessoas enfermas ou que sofreram traumas físicos.
Os EPIs de Enfermagem protegem o profissional dos riscos de contaminação e proporcionam ainda mais qualidade no atendimento. Além de proteger os pacientes com alguma sensibilidade que não podem contrair nenhum tipo de vírus com risco de ir à óbito.
O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) está associado a diminuição de riscos de contaminação em ambiente hospitalar ou ambientes infectados. Está incluído ainda como uma das estratégias de prevenção entre outros hábitos de higiene, vacinação, higiene do local de trabalho, vestuário adequado e treinamento.
Dois tipos de aparatos são essenciais para amenizar os riscos de acidentes ao trabalhador: os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs).
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) para clínicas odontológicas, são os produtos que devem ser utilizados para garantir a segurança do profissional e do paciente. Esses equipamentos protegem ambas as partes dos riscos gerados pelo contato com o sangue e outros fluídos, que podem desencadear diversas doenças.
Máscara de proteção respiratória (por exemplo N. 95)
O Equipamento de Proteção Individual - EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.
Perneiras: Dependendo do seu material, podem estabelecer a proteção dos membros inferiores do usuário contra lesões, cortes, picadas de animais, riscos de solda, agentes térmicos, água, agentes químicos, entre outros.