A literatura tem como matéria-prima a palavra. É a partir dela que o artista transforma a linguagem, deixando-a mais expressiva e poética.
Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático. Vale salientar também que, atualmente, os textos literários são organizados em três gêneros: narrativo, lírico e dramático. Não pare agora...
Resposta. Compare a ficção como uma vida inalcançável onde tudo é perfeito, em que você pode criar coisas novas e controlar tudo ou adquirir coisas que, até agora, são impossíveis. A realidade é o mundo sensível em que vivemos, longe dos padrões da distorção da realidade, como na ficção.
A literatura é uma forma de arte que se utiliza da escrita como matéria-prima. Na realidade interna, aquela que se passa dentro da obra, podemos sempre identificar uma visão ou uma perspectiva diferente da nossa realidade, o ponto de vista do autor. ...
A literatura se configura como recriação da realidade a medida em que se constitui como construção criativa de um determinado sujeito e agente histórico inserido num contexto social e influenciado por uma série de fatores pertencentes ao local em que se localiza e às experiências vividas.
A Literatura não tem uma função absoluta e definitiva. Para outros, um romance pode funcionar como um modo de conhecer um mundo diferente do seu. ... Não há, portanto, como dizer qual é a função da Literatura. Não obstante, é possível dizer que ela tem papel fundamental na construção do homem enquanto sujeito e cidadão.
A obra literária é resultado das relações dinâmicas entre escritor, público e sociedade, porque através de suas obras o artista transmite seus sentimentos e idéias do mundo, levando seu leitor à reflexão e até mesmo à mudança de posição perante a realidade, assim a literatura auxilia no processo de transformação social ...
4 A Literatura expande a rede neural do leitor, possibilitando a diversidade das ideias, a capacidade de reflexão, a noção de flexibilidade e a tolerância para com o diferente, proporciona a empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro — pré-condição para a existência da ética na sociedade), prevenindo as ...
A principal diferença entre a literatura e a História é que a História , enquanto ciência, só está autorizada a afirmar ou negar aquilo que as fontes históricas (documentos e vestígios do passado) permitem, sendo a História não apenas uma forma apenas artística de representar o passado.
O ato da leitura literária tem o poder de transformação sobre o indivíduo, pois é a grande ferramenta do conhecimento sobre a realidade que o cerca e também sobre o conhecimento de si mesmo como ser humano.
A literatura é de grande importância para a sociedade. Sua leitura é imprescindível, pois, além de ser prazerosa, contribui para o enriquecimento intelectual e cultural de cada leitor, desenvolvendo seu senso crítico e despertando-o para novas experiências.