crossorigin="anonymous">
Além do próprio processo de envelhecimento, hábitos do nosso estilo de vida atual contribuem para o aumento da obesidade entre os brasileiros. O sedentarismo ou falta de atividade física e dietas inadequadas são os principais fatores associados à epidemia de obesidade nas sociedades modernas.
Outro problema intimamente envolvido aqui, e também relacionado ao envelhecimento, é a chamada obesidade sarcopênica. Esse nome caracteriza o acúmulo de massa gorda e declínio de massa magra, resultando em um alto índice de gordura corporal e fraqueza muscular.
A avaliação da composição corporal pode indicar, entre outros resultados, a infiltração de gordura no músculo, situação conhecida como mioesteatose, e a baixa massa muscular, a qual associada a perda de força muscular é caracterizada como sarcopenia, e que, associada a diminuição da função física, indica a gravidade ...
Quando uma pessoa tem sobrepeso, significa que ela pesa mais do que o que é considerado saudável ou normal para a sua idade, sexo ou tamanho. Em contrapartida, obesidade é um estado onde o obeso possui gordura corporal em quantidade excessiva.
O termo Sobrepeso é geralmente usado para indicar o excesso de peso enquanto Obeso se refere a excesso de gordura. Estar com sobrepeso quer dizer ter mais peso do que é considerado normal ou saudável para a idade ou tamanho.
Resposta. Obesidade é uma condição corporal marcada pelo excesso de depósitos e armazenamento de gordura. Sobrepeso é uma condição em que a pessoa pesa mais do que é considerado normal para aquela altura, idade e sexo.
Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.
De acordo com o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o resultado fica entre 18,5 e 24,9 kg/m2, o peso é considerado normal. Entre 25,0 e 29,9 kg/m2, sobrepeso, e acima deste valor, a pessoa é considerada obesa.
A obesidade (CID 10 E66. 0) é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia.