O “Pentecostes” vem do grego pentēkostḗ, que significa “quinquagésimo”. ... Assim, Pentecostes também é uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, cinquenta dias após a Páscoa.
E para os cinquenta dias que se completam da Páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram dez dias. Foram estes os dias em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.
De acordo com o livro de Atos, os discípulos receberam o Espírito após Jesus ter subido aos céus, ter sido exaltado à direita do Pai, e derramado o Espírito no dia de Pentecostes (veja Atos 2.
Evangelhos sinóticos O Espírito Santo não aparece apenas no Pentecostes após a ressurreição de Jesus, é também proeminente no Evangelho de Lucas (1 e 2), antes do Nascimento de Jesus.
Estavam todos reunidos. Muitos afirmam que todas as 120 pessoas mencionadas em Atos 1.
Os Sete Diáconos foram líderes eleitos pela igreja antiga para pregar para as pessoas de Jerusalém.
São Lucas diz que 120 cristãos (Maria, Apóstolos, os Setenta, as mulheres, os irmãos de Jesus) foram reunidos para o milagre da descida do Espírito Santo no Pentecostes em Jerusalém. Estes 120 e os primeiros convertidos de alguma forma testemunharam uma aparição do Cristo ressurreto também neste dia.
Pentecostes não é o nome próprio da segunda festa do antigo calendário bíblico, no Antigo Testamento (Ex . ... Este nome tem sua razão de ser na entrega de uma oferta voluntária, a Deus, dos primeiros frutos da terra colhidos naquela sega (Nm 28.
52 vezes