Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:
O calor especifico é a capacidade de uma determinada substâncias manter-se na temperatura em que se encontra. No caso da água, ela consegue manter a temperatura por muito tempo, e também demora para se aquecer, permitindo que os corpos dos seres vivos se mantenham íntegros.
Calor especifico está relacionado a 1 grama do material. Já capacidade termica tem relacao com a massa do material em questao. O calor especifico da agua nunca muda. Porem 1 kg de agua tem uma capacidade termica maior do que 100 gramas de agua.
ferro
Para se aquecer, a água precisa de mais energia solar do que a terra. ... À noite, a situação se inverte: o mar demora para resfriar porque as águas profundas mantêm a temperatura noturna quase igual à diurna. O ar sobre o oceano é mais quente que na terra.
Isso acontece por causa da continentalidade e da maritimidade. Explicação: A areia, é diferente da água, então ela (a areia) ganha e perde temperatura mais rápido, como isso, a variação de temperatura durante o dia e noite tem como base a retenção de calor da areia.
Por ser profunda, esta massa de água recebe uma quantidade muito reduzida de energia solar, o que faz com que seja mais fria, acabando por tornar os nossos mergulhos no Verão menos apetecíveis.
Durante a noite, o processo é inverso: a areia apresenta uma temperatura menor que a da água, e o ar nessa região, consequentemente, é mais frio. Sendo assim, a pressão do ar é maior sobre a areia, e a brisa tem o sentido da praia para o mar.
Resposta: O calor específico da água do mar é maior que o calor específico da areia, portanto demora mais para aumentar sua temperatura pela manhã. Porém, no fim da tarde, a areia perde temperatura mais rápido e o mar demora mais para perder a energia térmica que recebeu ao longo do dia. Calor Latente.
Durante a noite é o inverso, pois como o oceano demora mais para aquecer do que o continente, durante a noite o ar do continente está mais frio do que o do oceano, e por isso o vento sopra da praia para o mar.
Sob a luz do sol, tanto a terra como a areia aquecem mais rápido que a água. Isso acontece porque o calor do sol não consegue se aprofundar na areia, ele fica só na superfície e por isso fica muito mais quente. ... Com a água é diferente, o calor consegue se espalhar, e assim, esquenta menos e mais devagar.
Resposta. Ocorre que os metais são ótimos condutores de calor, enquanto que a madeira não é, e muitas vezes e até utilizada como isolante térmico. ... Dando a impressão de que o metal é mais frio e a madeira mais quente.
Resposta. Sob a luz do sol..tanto a terra como a areia aquecem mais rápido que a água. Isso acontece porque o calor do sol não consegue se aprofundar na areia.. ele fica só na superfície e por isso fica muito mais quente..
Isso ocorre, porque o calor sempre se transfere dos objetos mais quentes para os mais frios, até que a temperatura de todos entre em equilíbrio. ... Sendo assim, quanto mais elas estão agitadas, maior é a energia térmica e, consequentemente, a temperatura é mais alta.
O piso de cerâmica tem a mesma temperatura do piso de madeira. A cerâmica é melhor condutora térmica que a madeira. Portanto ao pisar descalço na cerâmica, ela absorve o calor do seu pé mais rapidamente que a madeira. Por isso a sensação de frio.
A diferença:O. calor é externo ao objeto,provoca aumento de temperatura e vaporização da água,e a temperatura é interna ao objeto,como a sensação de quente e frio ou a medição deles.
equilíbrio térmico, também chamado de equilíbrio termodinâmico, é quando dois corpos ou substâncias atingem a mesma temperatura. Este conceito da termodinâmica está relacionado com a transferência de calor espontânea (energia térmica) que ocorre entre dois corpos em contato.
Calor é o nome dado à energia térmica quando ela é transferida de um corpo a outro, motivada por uma diferença de temperatura entre os corpos. Temperatura é a grandeza física que permite medir quanto um corpo está quente ou frio.
A continentalidade é o nome dado para os efeitos climáticos sofridos por regiões localizadas no interior dos continentes, ou seja, afastadas das regiões litorâneas. Por outro lado, a maritimidade é a proximidade que algumas áreas possuem do mar, o que provoca grandes mudanças em seus climas.
Continentalidade corresponde às áreas continentais influenciadas pelo aquecimento e resfriamento da superfície terrestre.
Em regiões distantes de oceanos e mares o clima sofre influência da continentalidade. Nesse caso, a superfície terrestre absorve calor e se aquece rapidamente, entretanto, o resfriamento é rápido, o que favorece uma variação de temperatura durante o dia (amplitude térmica).
Continentalidade é um fator climático relacionado à distância do oceano. Quanto mais distante dos oceanos e mares, ou seja, quanto maior a influência da continentalidade, menor será a umidade do ar de uma região e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas).
Verificado por especialistas A maritimidade é o fenômeno climático que possibilita a preservação do calor devido a maior umidade do ar, e uma menor variação térmica, é um fenômeno decorrente nas regiões costeiras. ... A continentalidade tem o efeito inverso, nessas áreas com baixa umidade o calor é dissipado.
Continentalidade é um fator climático relacionado à distância do oceano. Maritimidade é um fator climático relacionado à proximidade de mares e oceanos. Estes dois fatores exercem grande influência sobre o clima de uma região, determinando a umidade e também a variação de temperatura.
A continentalidade, quer dizer que, quanto mais distante dos oceanos e mares, menor será a umidade do ar e quantidade de chuvas. E a maritimidade, determina que quanto mais próxima uma região está do oceano, maior será a umidade do ar e a quantidade de chuvas.