O Partenon foi construído para substituir o antigo templo destruído por uma invasão dos persas em 480 a.C. A iniciativa de sua construção foi de Péricles, estratego (líder político) ateniense do século V a.C., e a sua construção foi supervisionada por Fídias, encarregado também das esculturas decorativas.
O Partenon de Atenas ou Partenão é um templo dedicado à deusa grega Atena. Construído no século V a.C. na Acrópole de Atenas, na Grécia Antiga. O Partenon é o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga.
construção dórica
A palavra Partenonsignifica "a sala da virgem", e o objetivo de tal edifício era prestar uma homenagem à deusa Atena. De acordo com estudos realizados, o templo de mármore branco era originalmente pintado de maneira chamativa, nas cores vermelho, azul e ouro.
Significado de Acrópole substantivo feminino Parte mais elevada das cidades gregas, que servia de cidadela, especialmente localizada para construção de grandes templos e palácios. ... Do grego akrópolis.
Templo grego
O Partenon é considerado uma obra de grande pureza e perfeição. As belas proporções da estrutura derivam da razão 9:4, um ideal matemático que encampa as relações do comprimento com largura e o espaço entre as colunas, com base em seus diâmetros.
O teatro grego teve origem na Grécia Antiga, por volta do século V. a.C, onde havia o costume dos cultos e oferendas aos deuses gregos. Com função social e cívica, o teatro e suas representações estavam associadas às festividades religiosas, sobretudo, às celebrações que saudavam o deus Dionísio.
Levados de Atenas para Londres no século XIX por Lorde Elgin, os Mármores do Parthenon são um símbolo da grandeza artística dos gregos. ... Em 1687, foi alvo de bombardeamento por parte de navios venezianos, que estavam em batalha contra os turcos que dominavam Atenas.
O significado de "bárbaro" na Atenas Clássica era basicamente a denominação para qualquer indivíduo ou povo que não fosse grego, de modo que normalmente possuía sentido pejorativo, isto é, visão negativa sobre os estrangeiros.
3 O Partenon é um símbolo da democracia grega (importância da acrópole nas cidades – sede administrativa civil e religiosa), sendo construído para substituir um antigo templo destruído pelos persas. ... Assim o Direito da Grécia Antiga era uma conseqüência da noção de Justiça, da sociedade grega (Atenas).
Palas Atena
Nos frontões a decoração possuia uma temática diferente: a este, a dos gigantes, e a oeste, a das amazonas. A decoração esculpida deste templo é um verdadeiro hino à beleza e à harmonia. Um dos seus mais famosos relevos é a "Niké desapertando a Sandália".
O Partenon é um edifício que foi construído na acrópole (cidade alta) de Atenas no século V a.C., cujo nome é registrado pelas fontes escritas desde pelo menos o século IV a.C. É, portanto, um edifício dedicado à deusa partenopéia, virgem, a patrona da cidade, Atena (fig. 1).
Ictinos