O principal efeito colateral de qualquer tipo de insulina é a hipoglicemia, que é a redução exagerada da glicose. Esta alteração provoca sintomas como tremores, tonturas, fraqueza, transpiração e nervosismo, e é muito perigosa, pois, se não for corrigida rapidamente, pode causar desmaio e até coma.
Insulina Glargina, para o que é indicado e para o que serve? Insulina Glargina é indicada para o tratamento de diabetes mellitus tipo 1 e 2 em adultos que necessitam de insulina basal (longa duração) para o controle da hiperglicemia.
É um hormônio secretado pelo pâncreas que controla o nível de glicose no sangue. A insulina funciona como uma chave para a glicose entrar nas células e ser utilizada como fonte de energia.
A insulina é um hormônio produzido no pâncreas responsável pela entrada da glicose (açúcar) nas células e, sem ele, as células ficam sem energia para o funcionamento do organismo. E no caso de muitos diabéticos, a insulina é um medicamento que precisa ser usado diariamente.
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, e tem como função metabolizar a glicose (açúcar no sangue) para produção de energia. Ela atua como uma "chave", abrindo as "fechaduras" das células do corpo, para que a glicose entre e seja usada para gerar energia.
Os picos de insulina é uma condição que ocorre principalmente após a ingestão de carboidratos e alimentos com índice glicêmico muito algo, como são os casos de algumas frutas, legumes e bebidas adoçadas.
Quando a insulina não funciona corretamente, há um aumento de glicose no sangue, o que chamamos de RI. Embora pessoas com peso dentro da faixa de normalidade possam sofre de RI, a obesidade, principalmente a do tipo obesidade abdominal, é o principal fator de risco para RI.
COMO CONTROLAR A INSULINA E EMAGRECER A resistência à insulina é reversível. Mudando alguns hábitos você pode reverter a resistência à insulina e emagrecer. Para quem tem resistência a insulina e precisa perder peso, fazer o jejum intermitente combinado com uma dieta de baixo carboidrato é uma excelente opção.
A insulina deve ser aplicada antes do café da manhã. Após a aplicação da insulina o paciente pode fazer sua refeição. A NPH é uma insulina de ação intermediária e só vai começar a agir 2 horas após a aplicação. Por isso é usada como insulina basal.
Se você notar que ainda está baixa, novamente coma ou beba algo que eleve rapidamente o açúcar no sangue (15 gramas de carboidratos). Observe se os sintomas permanecem. Se depois de tiver feito tudo que foi mencionado você se sente mal, procure um médico imediatamente.
A hiperinsulinemia pode ser provocada pela obesidade, sobrepeso, sedentarismo e consumo elevado de carboidratos refinados (farinha branca), que provocam aumento da glicose no sangue e consequentemente uma produção aumentada de insulina pelas células pancreáticas.
Hipoglicemia grave Quando resulta em coma geralmente é por causa dos níveis baixos de glicose no sangue quando: Dose excessiva de insulina; Álcool durante a hipoglicemia; Exercícios esgotaram o estoque de glicogênio do corpo.
Quem sofre de diabetes deve ficar atento para evitar crises de hipoglicemia. A reação acontece pela diminuição da taxa de açúcar no sangue. Os sintomas são mal-estar, tontura, sudorese, e em casos mais graves pode ocasionar em desmaios e até o coma.
O uso de medicação adjuvante sensibilizadora de insulina , quando indicada costuma ajudar. Consulte um endocrinologista, o tratamento do diabetes é individualizado e ele vai poder esclarecer o que melhor se aplica ao seu caso.
O diabetes é uma doença crônica e progressiva, isto é, não tem cura e piora lentamente com o tempo. Contudo, o uso da insulina visa justamente conter a progressão das complicações do diabetes como cegueira, problemas renais e amputações.