Os extrativos da madeira solubilizados pelo diclorometano são as ceras, gorduras, resinas, fitosteróis e hidrocarbonetos não-voláteis. ... Os componentes da madeira solúveis em água incluem sais orgânicos, açúcares, polissacarídeos e algumas substâncias fenólicas.
A madeira não derrete porque as moléculas de celulose não se movimentam como é necessário num líquido e realizam ligações de hidrogênio que não são facilmente rompidas.
A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. ... As plantas que produzem madeira (árvores) são perenes e lenhosas, caracterizadas pela presença de caules de grandes dimensões, em geral denominados troncos, que crescem em diâmetro ano após ano.
A lignina de hidrólise é obtida durante a hidrólise da madeira a uma temperatura de 180-190ºC, sob pressão de 12-14atm, e com solução de H2SO4 de 0,5 a 1,0%.
INTRODUÇÃO: A holocelulose é um termo designado para a celulose, em conjunto com os demais polissacarídeos da madeira, sendo os polissacarídeos não-celulósicos chamados de hemiceluloses.
O teor de lignina de uma biomassa é a soma do resíduo sólido e da lignina solúvel em ácido. Para o cálculo da lignina insolúvel em ácido (LIA), primeiramente foi encontrado o peso da amostra em base seca (Mbs), descontando a umidade do peso da amostra, conforme (NREL/TP-(2008)).
A lignina é um dos principais constituintes da madeira. Sua função biológica é proteger o tecido vegetal contra a oxidação e a ação de microorganismos.
A lignina difere da celulose porque: - é uma macromolécula aromática, - altamente irregular em sua constituição e por ser amorfa. Composição elementar: carbono, hidrogênio e oxigênio. ·Localiza-se principalmente na lamela média onde é depositada durante a lignificação do tecido vegetal.