Pressione o botão de calibragem, que deve estar com o nome “CAL”, “Mode” (Modo) ou “Function” (Função). Segure o botão até o visor digital modificar e uma mensagem — de um ou mais zeros ou “CAL” — aparecer na tela. A balança está pronta para a calibragem. Coloque um peso na balança por 5 segundos para que ela o meça.
Para iniciar a calibragem, procure o botão com o nome “CAL” (pode estar como modo ou função), então pressione-o até mudar a mensagem no display da balança. Então, coloque um peso (algumas balanças acompanham um) para que comece a pesagem dele.
Quais são as melhores balanças de bioimpedância?
Confira a lista com as melhores balanças digitais do ano:
Acompanhe agora o nosso ranking das melhores balanças de cozinha do mercado:
Se você procura por um modelo mais básico e sem tantas funcionalidades, a balança analógica é uma ótima opção. Se você busca exatidão no cálculo do seu peso, a balança digital é a escolha perfeita.
A melhor hora para se pesar é logo depois de acordar. Assim é fácil manter o padrão de um bom jejum, evitando as alterações no organismo causadas pelo processo de digestão. Além disso, antes de se pesar deve-se ir ao banheiro para esvaziar a bexiga e o intestino e ter um resultado mais fiel.
Quando e como se pesar? Pese-se todos os dias sempre no mesmo horário da manhã, de bexiga e intestinos vazios e ainda em jejum. Se tiver uma balança em casa pese-se sem roupa, caso contrário escolha sempre a mesma. Não compare seu peso de um dia para o outro.
Para se pesar corretamente e ter um acompanhamento fiel da evolução do peso, é preciso tomar cuidados como se pesar sempre no mesmo horário e com a mesma roupa, e de preferência no mesmo dia da semana, tentando sempre manter um padrão na hora da pesagem.
Os principais fatores que podem influenciar na alteração do peso ao longo do dia são: jejum, retenção hídrica, treinamento de força, variações hormonais, fase do ciclo menstrual e o uso de alguns medicamentos. Se pesar frequentemente, no mínimo 3 vezes por semana, ajuda muito quem quer e precisa controlar o peso.
De acordo um novo estudo conduzido na Universidade de Oxford, a gordura dos alimentos é armazenada na região da cintura muito mais rapidamente do que se pensava - em apenas três horas após ingerida. As informações são do jornal britânico Daily Mail.
Diversas ocasiões podem alterar o peso, como o jejum prolongado, almoço ou jantar, o período menstrual ou até mesmo medicamentos que provoquem retenção de líquido. A dica é se pesar duas vezes por semana e evitar os finais de semana, que são momentos em que as pessoas costumam sair da rotina e comer mais.
Verdade. "No período pré-menstrual e menstrual, é esperada uma variação de peso em até dois quilos. Isso acontece por conta da diminuição da urina e retenção de sal e água no corpo. A volta ao peso normal acontece logo após a menstruação."
Aumente o consumo de água Nesse período o ideal é dobrar o consumo de água. Ingerir mais líquidos ajuda o organismo a diluir os minerais e eliminar impurezas. Também vale investir em chás e frutas com bastante água em sua composição. Os rins funcionam melhor, o que é um incentivo para eliminar o excesso de líquidos.
É muito comum as mulheres se queixarem de ter a barriga inchada durante o período da TPM e da menstruação. Isso ocorre devido ao acúmulo de líquidos na zona abdominal nessa fase, que tende a desaparecer naturalmente com o fim da menstruação.
Para a maioria das mulheres, o ganho de peso durante a menstruação é apenas temporário. Manter um estilo de vida e dieta saudáveis em geral impedirá que esse aumento na balança se torne permanente.
Cerca de uma semana antes da menstruação a barriga fica mais saliente e o inchaço pode durar, em média, até ao quarto dia do período, explica o médico. Isto acontece porque a progesterona ativa a produção de outra hormona, a aldosterona, que influencia o sistema renal e provoca a retenção de líquidos.
É possível ficar muito acima do seu peso normal só por causa da retenção de líquidos. Aprenda estratégias inteligentes para desinchar
A maioria dos estudos sugere que são consumidas 100-200 calorias a mais nos dias que precedem a menstruação1,2, mas isso acaba sendo compensado pelo aumento do metabolismo (entre 5 e 10%)3, que acontece durante o mesmo período. Em outras palavras, o corpo tenta equilibrar o consumo e a queima de calorias.
Para evitar o desconforto, a especialista recomenda algumas mudanças na rotina e na alimentação.
Aprenda como evitar o inchaço menstrual agora mesmo