As três matrizes étnicas que seriam as formadoras da identidade do povo brasileiro são o colonizador branco, no caso os portugueses, os índios e os negros africanos.
No contexto da formação do povo e da cultura brasileira, as matrizes africanas e indígenas são duas das três etnias que preponderantemente compuseram o Brasil, juntamente com a portuguesa. A mistura entre europeus, africanos e indígenas é que constitui a matriz étnica e cultural brasileira, a base de nosso povo.
As matrizes étnicas do povo brasileiro foram os nativos da terra (índios), os europeus (portugueses que chegaram por aqui) e os negros africanos (trazidos à força para escravização). No desenrolar da História e com a miscigenação, essa três culturas (acrescidas de outras mais adiante) geraram a cultura brasileira.
Coletividade que se diferencia de outra por suas especificidades (cultura, religião, língua, modos de agir etc.), e que possui a mesma origem e história. Etimologia (origem da palavra étnica). Feminino de étnico.
Com isso, o Brasil ganhou o statusde país miscigenado. O Censo 2010 corrobora com tal statusao realizar o levantamento da população, segundo sua cor ou raça. Segundo o IBGE, a população predominante brasileira é branca, seguida da parda e logo em seguida da preta*, conforme tabela abaixo.
A diversidade étnica da população brasileira é resultado de pelo menos 500 anos de história, em que aconteceu a mistura de basicamente três grupos, são eles: os índios (povos nativos), brancos (sobretudo portugueses) e os negros (escravos).
A China é um país multinacional e muti-étnico unificado composto por 56 etnias. O maior grupo étnico é a etnia Han, que representa mais de 90% da população chinesa; os outros grupos são as minorias étnicas. As 56 etnias são: Achang.
Brasil
Lista dos 10 países mais populosos do mundo
Lista das 20 cidades mais populosas do mundo
Conheça agora as 10 maiores cidades do mundo.