Na associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente é igual à soma dos inversos das resistências dos resistores individuais que formam o circuito elétrico. Quando colocados nos circuitos elétricos, eles têm o objetivo de limitar a corrente que atravessa o circuito. ...
Vários resistores estão associados em paralelo quando são ligados pelos mesmos pontos, de modo a ficarem submetidos à mesma d.d.p. A intensidade de corrente i do circuito principal divide-se entre os ramos dos resistores. ... Assim, quanto maior a resistência de um resistor, menor será a intensidade da corrente.
Em paralelo você soma as correntes elétricas que passam nos resistores em paralelos e multiplica pela ddp. Em série você soma as ddp de cada resistores e multiplica pela corrente elétrica.
Sendo U a tensão (diferença de potencial) entre seus extremos, sabemos que a potência consumida pelo resistor é dada por:
No circuito se voce tem o valor da corrente (ampere), e o valor da tensao (volts), é so multiplicar corrente por tensao (P x I ). Por exemplo: 200mA x 6v=1,2 watt. Se o resistor nao estiver conectado a nenhum outro componente ou solto.
A grandeza física que mede a quantidade de calor que um resistor transfere para os seus arredores a cada segundo é chamada de potência dissipada. ... Portanto, a potência que é dissipada por um resistor é uma medida de quanta energia esse resistor é capaz de transformar em calor, a cada segundo.