Hennig, 1966; Farris, 1983), reflete a grande contribuição de Hennig para a sistemática biológica: a formulação de um método propriamente dito, testável, não arbitrário e reflexivo da realidade natural, representada em dendogramas ramificados, chamados cladogramas (que correspondem a conjecturas sobre as relações de ...
Cladística:A Cladística (sistemática filogenética) é baseada no princípio que agrupa espécies em grupos naturais de acordo com hipóteses de relações evolutivas. Em outras palavras, é o sistema de classificação dos seres vivos de acordo com a evolução de cada espécie.
A importância da sistemática se dá pelos estudos de relações filogenéticas entre os organismos. ... Por meio da sistemática é possível estudar, inventariar e descrever a variedade de biodiversidade, compreender as relações filogenéticas entre os organismos. Podendo se incluir a taxonomia e a filogenia.
Árvores filogenéticas representam padrões e relações de ancestralidade. Elas ilustram a relação evolutiva entre as espécies. As árvores filogenéticas consideram a evolução dos organismos a partir de um ancestral comum, e tornam-se essenciais no estudo da evolução.
Refere-se a um repertório que foi contruído ao longo da história do organismo e foi modificado através da seleção por conseqüências.
Watson (1878-1958) o fundador do Behaviorismo Metodológico por conta de seu manifesto, de 1913, no qual afirma: "A psicologia, como um behaviorista a vê, é um ramo puramente objetivo da Ciência Natural. Seu objetivo teórico é a previsão e o controle do comportamento.
O behaviorismo (behavior = comportamento) surgiu como uma reação à psicologia introspectiva (mentalista) que estava em alta no início do século XX. Seu fundador foi o norte-americano John B. ... Watson propôs que o termo consciência deveria ser abandonado por todo e qualquer estudioso do comportamento.
Os estudos do Behaviorismo iniciaram-se no século 19, a partir de um trabalho do psicólogo John B. Watson, intitulado de ”Psicology as the Behaviorist views it”, traduzindo para o português: “Psicologia como um comportamentista a vê”.
Resposta. Como a análise comportamental vê o homem, a pessoa? Mediante ao pensamento behaviorista entende-se que pela observação e experimentação sistemática e cuidadosa é possível desenvolver um conjunto de princípios que podem explicar o comportamento humano. ... O homem possa a ser visto como produto do ambiente.
A análise do comportamento origina-se de uma posição behaviorista assumida por Skinner (e.g., 1961, 1953/1967, 1974, 1957/1978, 1969/1980) por motivos mais históricos que puramente lógicos. Skinner parte da constatação de que há ordem e regularidade no comportamento.
Ambiente: todo conjunto de eventos que afetam e são afetados pelo comportamento dos organismos.
Os três níveis aos quais analistas do comportamento aplicam o princípio de seleção são (a) filogenético, para o desenvolvimento de um repertório inato em uma espécie; (b) ontogenético, para o desenvolvimento de um repertório operante durante o tempo de vida de um organismo individual; e (c) cultural, para o ...
O comportamento é um termo que caracteriza toda e qualquer reação do indivíduo, animal, órgão ou instituição perante o meio em que está inserido. ... O comportamento consciente é aquele realizado logo após um processo de pensamento, como quando cumprimentamos alguém que conhecemos ao encontrar com esta pessoa na rua.
O comportamento é a maneira de se comportar (reagir, portar-se). Trata-se da forma de proceder das pessoas ou dos organismos perante os estímulos e em relação ao entorno. ... O comportamento privado tem lugar na intimidade do lar ou solitariamente.