CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTABILISTA CEPC. Aprova a NBC PG 01 - Código de Ética Profissional do Contador. ... Esta Norma tem por objetivo fixar a conduta do contador, quando no exercício da sua atividade e nos assuntos relacionados à profissão e à classe.
O código de ética do profissional contábil tem com principal objetivo reger e fixar a forma de se conduzir os contabilistas profissionais quanto ao exercício de sua função, quanto aos seus colegas e quanto a sua classe contábil. O contabilista tem deveres e obrigações.
Segundo o CFC, a Resolução n° 290, que regulamentava o Código de Ética Profissional do Contabilista (CEPC), se manteve por vinte e seis anos, até que em 1996, o CFC editou a Resolução nº 803, aprovando o vigente Código de Ética.
1950
De modo geral, os Contadores atuam na gestão patrimonial, fiscal e contábil do negócio, cuidando das contas a pagar, do recolhimento de impostos e da gestão dos bens e investimentos, por exemplo.
Art. 8º É vedado ao Profissional da Contabilidade oferecer ou disputar serviços profissionais mediante aviltamento de honorários ou em concorrência desleal. Art.
De acordo com o Código de Ética Profissional, são deveres do profissional contábil, EXCETO: a) Exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, observada a legislação vigente e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo de dignidade e independência profissionais.
No desempenho de suas funções, é vedado ao contabilista assinar documentos ou peças contábeis elaborados por outrem, alheio à sua orientação, supervisão e fiscalização.
São deveres do profissional da Contabilidade, entre outros, cumprir os Programas Obrigatórios de Educação Continuada estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade e auxiliar a fiscalização do exercício profissional. I, II e III. I e II, apenas. I, e III, apenas.
Nota: 0.
(CFC/Consulplan/2019.
1. exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observando as Normas Brasileiras de Contabilidade e a legislação vigente, resguardando o interesse público, os interesses de seus clientes ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais; 2.
Em 1970, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou o código de ética contábil conhecido como CEPC e desde então vem fazendo atualizações no mesmo. ... O que são códigos éticos; Como os códigos de ética são elaborados; Qual a importância do CEPC.
I – Advertência Reservada; Acontece quando o profissional é advertido por alguma prudência cometida, chama-se à atenção reservadamente, não é publicada para outras pessoas verem.
No desempenho de suas funções, é permitido ao profissional da Contabilidade a. publicar ou distribuir, em seu nome, trabalho científico ou técnico do qual não tenha participado.
quando não puder eliminar ou minimizar a nível aceitável o conflito de interesses, deve adotar medidas de modo a não perder a sua independência profissional. quando não puder eliminar ou minimizar a nível aceitável o conflito de interesses, deve pedir ao CFC que tome as devidas providências.
120.
120.
(a) Integridade - ser franco e honesto em todos os relacionamentos profissionais e comerciais. (b) Objetividade - não permitir que comportamento tendencioso, conflito de interesse ou influência indevida de outros afetem o julgamento profissional ou de negócio.
Ameaça de familiaridade ocorre quando, em virtude de um relacionamento estreito com uma entidade auditada, com seus administradores, com diretores ou com funcionários, uma entidade de auditoria ou membro da equipe de auditoria passam a se identificar, demasiadamente, com os interesses da entidade auditada.
Ameaça de interesse próprio: quando um auditor é financeiramente dependente do cliente de auditoria ou quando um auditor ou alguém intimamente associado a ele tem interesse financeiro ou de outra natureza no cliente de auditoria.
Ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, os objetivos gerais do auditor são: I - obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres. de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando.