O vulcão italiano está localizado na região da cidade de Nápoles, que abriga 3 milhões de habitantes. Desde 1944, o Vesúvio não entra em erupção. O Etna, na Sicília (Itália), é o vulcão mais ativo da Europa e está em constante erupção. O último evento vulcânico ocorreu em novembro 2013.
Um vulcão entra em erupção devido às forças internas da Terra que mantêm o manto e, consequentemente, o material magmático em atividade. A Terra não é constituída por um único bloco rochoso, como era imaginado há muitos anos.
Os vulcões entram em erupção porque o magma do interior da Terra esquenta tanto que procura frestas na crosta para escapar ; mais ou menos como a água fervente em uma chaleira.
Ao entrar em atividade, os efeitos dos vulcões representam um grande risco para os moradores que vivem nas proximidades dessas erupções. Isso é devido a liberação dos gases, fumaça, explosões, dentre outros. Os vulcões ativos, porém, não deixam em seu rastro apenas morte e trauma. ...
1 - poluição do ar devido à fumaça e ao enxofre; 2 - interdição de suas casas; 3 - risco de morte devido o calor emitido pela fumaça e pela lava; 4 - tremores de terra no caso de erupções causadas pelo atrito entre placas tectônicas.
A relação entre placas tectônicas e os terremotos ocorre pelo fato de que as áreas que contém mais placas tectônicas estão mais sujeitas a terremotos. Nesse sentido, o movimento e colisões de placas tectônicas pode levar a ocorrência de terremotos.
A atividade vulcânica pode causar tsunamis graças a um ou à combinação de vários factores: explosões submarinas, fluxos piroclásticos (correntes de gases, cinzas e rochas) e deslizamentos dos vulcões. Neste caso foi o colapso de um segmento de 64 hectares da ala oeste-sudoeste do vulcão durante a erupção.
Origem dos vulcões A maioria dos vulcões surgem nos limites entre placas tectônicas, já que, nos limites entre placas, ocorre uma movimentação causada pelas correntes de convecção do magma. Isso possibilita que, nesta área de instabilidade tectônica, seja possível o extravasamento do magma.
As ilhas vulcânicas são aquelas formadas pela consolidação do material magmático em regiões oceânicas através da atividade de vulcões marinhos ou pelos diferentes contatos entre placas tectônicas.
As forças naturais frequentemente causam alterações no formato da Terra. Durante uma erupção vulcânica, materiais como gás quente, cinzas, rocha derretida e fragmentos rochosos são violentamente arremessados para fora das entranhas do planeta, através de aberturas na crosta.