A Arte concreta surgiu na Europa, no início do século XX, com a intenção de produzir obras que usassem elementos próprios das linguagens. ... As se difundir para outras linguagens, a Arte Concreta passou a trabalhar com superfícies, sons, silêncios, enquadramentos cenográficos etc.
Sem implicar uma arte figurativa, a arte concreta nasce também como oposição à arte abstrata, que pode trazer vestígios simbólicos por causa de sua origem na abstração da representação do mundo. Linha, ponto, cor e plano não figuram nada e são o que há de mais concreto numa pintura.
Seu objetivo era ser um produto claro e racional da mente consciente e livre de ilusões de um artista, em vez de ser expressão da irrazão e do inconsciente (como ocorria com os surrealistas, no mesmo período). Formas geométricas e superfícies homogêneas tornaram-se uma marca da corrente.
Porém, os artistas concretos desenvolveram trabalhos focados na racionalidade e na precisão. Já os neoconcretos se centravam na emoção e na experimentação. As obras concretas mantinham o público em uma postura passiva e contemplativa, e as neoconcretas convidavam o público a interagir.
Resposta: Diferentemente da arte abstrata,que é uma arte que não precisa ter conceito ou sentido,a arte concreta é aquela que você vê no dia-a-dia,em quadros,esculturas e etc.
Entre os principais artistas do concretismo, destacaram-se:
Á arte concreta surgiu no século xx com a intenção de produzir obras artisticas que usassem elementos próprios da linguagem dos elementos próprios da linguagem, a princípio: planos e cores. os principais artista da arte concreta foram wassily kandinsky Theo van Doesburg Max bill Hélio Oticia.
O concretismo foi um movimento artístico e cultural que surgiu na Europa em meados do século XX, o qual visava a criação de uma nova linguagem, uma arte abstrata. Esse movimento de vanguarda influenciou as artes literárias, musicais e figurativas.
Concretismo é um movimento artístico, e também uma corrente literária, caracterizado pela objetividade e pelo trabalho experimental com o espaço. Ele surgiu no século XX, como reflexo de uma realidade marcada pela racionalidade e pelo avanço tecnológico.
A Arte concreta surgiu na Europa, no início do século XX, com a intenção de produzir obras que usassem elementos próprios das linguagens, a princípio: planos e cores. A busca dos artistas era incorporar a arte música, poesia, artes plásticas às estruturas matemáticas geométricas.
Os artistas tinham como objetivo aliar os recursos gráficos à arte (música, poesia e artes plásticas) e abstrair-se de todo envolvimento com o lirismo e o sentimentalismo artístico. ... Os concretistas adotavam meios para que a realidade fosse incorporada ao trabalho artístico.
O surgimento dos movimentos concretista e neoconcretista foi um acontecimento de extraordinária importância da vida cultural brasileira na década de 1950, tanto no campo das artes plásticas como na literatura e na música. ... Nesse processo a nossa literatura se distinguiu pela criação da poesia concreta e neoconcreta.
Literatura. O Concretismo começa a despontar no Brasil com a publicação da revista Noigandres pelos três poetas: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos. Porém, fixa-se no Brasil com a Exposição Nacional de Arte Concreta, em 1956, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
O concretismo brasileiro teve como principais representantes, na poesia, Décio Pignatari e os irmãos Augusto e Haroldo de Campos, além de Ferreira Gullar, que rompeu com o movimento posteriormente. No campo das artes plásticas, os principais representantes do concretismo no Brasil foram Lygia Clarck e Hélio Oiticica.
Resposta. Resposta: O poetas concretistas opunham-se à manifestação da subjetividade no poema, propondo, portanto, o fim do eu lírico. Além disso, um outro objetivo principal dos concretistas era eliminar o verso tradicional, dispondo as palavras de forma não linear com base na exploração do espaço gráfico da página.