crossorigin="anonymous">
Carúncula de cada lado do freio da língua, onde se abre o canal da glândula sublingual. ...
Importância da glândula salivar sublingual Assim como as demais glândulas salivares, a função da glândula sublingual é produzir saliva. A saliva é uma importante secreção produzida pelo nosso organismo que é rica em enzimas, que são substâncias que auxiliam na digestão dos alimentos.
As glândulas sublinguais repousam bilateralmente no assoalho da boca e no interior das pregas linguais. Elas são limitadas pela mandíbula anterior e inferiormente, e pelo músculo genioglosso, posterior e inferiormente. São cobertas superiormente pela língua.
Principais sintomas
Edema de glândula salivar A caxumba infantil, certas infecções bacterianas (por exemplo, das amígdalas ou dentes) e outras doenças geralmente mais comuns em adultos (como AIDS, síndrome de Sjögren, diabetes mellitus, sarcoidose e bulimia), geralmente causam inchaço das glândulas salivares principais.
Sinais e Sintomas do Câncer de Glândulas Salivares
Para o tratamento geralmente são utilizados anti-inflamatórios e antibióticos, massagem na região para ajudar a eliminar a saliva e para os casos mais graves, a cirurgia para a remoção desses cálculos pode ser necessária. Uma boa higiene bucal é importante e ajuda na prevenção, assim como a ingestão de água.
Para um diagnóstico minucioso e tratamento mais abrangente (respondendo sua pergunta de qual a especialidade médica) sugiro o Otorrinolaringologista(que faça Cir. Cabeça e Pescoço) ou Cirurgião(ã) de Cabeça e Pescoço.
O tratamento consiste desde uma simples estimulação glandular utilizando substância cítrica, massagem (“ordenha”) e hidratação, visando tornar mais fácil a excreção, ou, nos casos de sialolitos de grandes dimensões, a retirada por meio de procedimento cirúrgico.
A sialolitíase (ou cálculos nas glândulas salivares) é a formação de cálculos (pedras) nos ductos das glândulas salivares.
As glândulas submandibulares, que ficam abaixo da mandíbula, produzem saliva debaixo da língua. Entre 10% e 20% dos tumores ocorrem nas submandibulares e, destes, a metade é maligna. As glândulas sublinguais ficam sob o soalho da boca e são raros os casos de câncer nesse tecido.
Mielofibrose: um tipo raro de câncer.
Apesar de raro, melanoma é o câncer de pele mais perigoso.
Câncer raro é aquele pode se instalar em qualquer região do organismo, nascendo em células que habitualmente não seria comum. Esses tumores possuem uma baixa incidência entre a população, se comparado a outros tipos.
Estágios tradicionais Estágio I: Tumor restrito a uma parte do corpo, sem comprometimento linfático. Estágio II: Localmente avançando com comprometimento do sistema linfático ou espalhado por mais de um tecido. Estágio III: Localmente avançado, espalhado por mais de um tecido e causando comprometimento linfático.
Para a maioria das doenças o grau de agressividade é divido em 1 (bem diferenciado), 2 (moderadamente diferenciado) e 3 (pouco diferenciado). Quanto maior é o grau, maior é a velocidade de crescimento do tumor.