crossorigin="anonymous">
Políticas públicas educacionais, por definição são programas do governo visando a ampliação do acesso à educação para todos os cidadãos. ... Apesar disso, a educação visada por essas políticas públicas não visava a formação completa do cidadão, mas somente o necessário para formação de mão de obra.
A política social surge no capitalismo com as mobilizações operárias e a partir do século XIX com o surgimento desses movimentos populares, é que ela é compreendida como estratégia governamental.
O surgimento das primeiras ideias acerca das políticas sociais esteve ligado ao crescimento do capitalismo, à luta de classes e ao desenvolvimento da intervenção estatal. Destacam-se dois aspectos importantes no tocante às politicas sociais dentro do viés capitalista – o econômico e o político.
Vicente de Paula Faleiros sintetiza políticas sociais como: “[...] formas de manutenção da força de trabalho econômica e politicamente articuladas para não afetar o processo de exploração capitalista e dentro do processo de hegemonia e contra-hegemonia da luta de classes” (FALEIROS, 1991, p. 80).
Para o autor, o Estado atua como regulador das relações sociais a serviço da manutenção das relações capitalista em seu conjunto, e não especificamente a serviço dos interesses do capital ¾ a despeito de reconhecer a dominação deste nas relações de classe.