Custeio ABC é uma abreviação de Activity Based Costing, em português “Custeio Baseado em Atividades”, e faz parte das atividades contábeis de uma empresa.
Como é calculado o Custeio ABC? Para que o cálculo seja possível é preciso ter os dados de cada processo que envolve a operação separadamente, como: produtos utilizados, maquinário, pessoal e recursos (água e energia elétrica, por exemplo).
Vantagens e desvantagens do Custeio ABC Melhor qualidade nas informações dos custos de produção ou serviços; Pode ser usado como um sistema de contabilidade de gestão; Menor necessidade de rateios arbitrários; ... Identifica o custo de cada atividade pelos custos totais.
Identifica-los corretamente é primordial para identificar os custos que cada produto/serviço consome, pois assim será possível avaliar se o preço pelo qual o mesmo está sendo comercializado é lucrativo, se a empresa deve aumentar sua margem de lucro ou diminuir alguns custos relacionados a sua produção.
A classificação é usada para o cálculo de sistema de custos variáveis. Sua importância se dá, principalmente, para que se saiba diferenciá-los dos custos fixos, a fim de se obter subsídios para definir o preço de venda, baseando-se na oscilação de custos.
Principais vantagens em ter uma boa gestão de custo Um dos principais benefícios da gestão de custos é a redução de gastos desnecessários e excessivos. Isso porque, uma vez que os gastos são listados e monitorados, fica mais fácil controlar onde esses recursos estão sendo aplicados e se, de fato, estão gerando retorno.
Faz parte da eficiência empresarial uma gestão estratégica de custos com atento controle e adequação da estrutura de custos e preços de vendas, assegurando obtenção de lucros e alcance dos objetivos previamente traçados. ...