EQST

Qual A Importncia Da Anlise Da Histria Da Loucura No Pensamento De Michel Foucault?

Qual é a importância da análise da história da loucura no pensamento de Michel Foucault *?

Esta pesquisa estuda a ordem do discurso foucaultiano sobre a Psicologia em sua fase arqueológica, no livro História da Loucura, com o intuito de oferecer subsídios para a compreensão da história dos discursos da Psicologia, no que se refere à edificação do sujeito e do objeto psicológicos e em seus efeitos ...

Como a loucura se constituiu como doença mental?

O louco reduzido a doente mental era o caso paradigmático de perda de autonomia do sujeito a partir de uma identidade que lhe era imposta por outros. Na relação psiquiatra-paciente, o médico era superinvestido de poder, podendo, a partir da autoridade de seu saber científico, diagnosticar a doença mental do paciente.

Qual era na Idade Média a principal causa dos transtornos mentais?

Quando a violência não era usada, os médicos-sacerdotes (como os da antiga Mesopotâmia) usavam rituais baseados em religião e superstição, pois acreditavam também que a possessão demoníaca era a razão por trás dos distúrbios mentais.

Quais os fatores que levam uma pessoa à loucura?

A Loucura é um problema de ordem psiquiátrica que implica numa disfunção psíquica. A loucura vem de questões genéticas como a esquizofrenia como também através de uso de substâncias químicas que podem levar a desenvolver um transtorno mental.

Como os doentes mentais eram tratados na Idade Média?

O doente mental passou a ser visto como um possuído pelo demônio, dessa forma o tratamento antes humanitário foi mudado para: - Espancamentos, - Privação de alimentos, - Tortura generalizada e indiscriminada, - Aprisionamento dos doentes para que estes se livrassem dessa possessão.

Como a sociedade encara a depressão?

A depressão é uma doença grave, de certa forma, pois sem os devidos cuidados e atenção, ela pode se abranger a um nível mais alto a ponto de fazer a pessoa cometer suicídio, é isso que a sociedade não vê, o número de suicídios no mundo é tão alto quanto o número de homicídios, isso porque existem diversos fatores que ...

Quando a depressão foi considerada doença?

Da Antiguidade aos dias atuais A depressão é considerada por muitos a “Doença do Século” ou “Mal do século”, no entanto, ao avaliar a história desde a antiguidade até os dias atuais, é possível notar semelhanças entre o que era chamado de “melancolia” e o que se define hoje como depressão.

Quais são as consequências da depressão?

Uma depressão não tratada pode gerar graves consequências físicas, mentais, emocionais e comportamentais, como: aumento da probabilidade de comportamentos de risco, problemas de saúde, predisposição para o consumo de drogas, álcool entre outros.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar com depressão?

O transtorno depressivo persistente não é tão intenso quanto a depressão clássica, mas é persistente e dura ao menos dois anos. Muitas pessoas com essa condição são capazes de fazer tudo normalmente, mas sentem-se fracas ou sem vontade em boa parte do tempo.

Como agem as pessoas com depressão?

13 Sintomas de depressão Humor triste, ansioso ou “vazio” persistente; Sentimentos de desesperança, luto ou pessimismo. Irritabilidade. Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo.

Quais são os primeiros sintomas de depressão?

Sintomas de depressão

  • Tristeza;
  • Humor deprimido, que se caracteriza por desânimo persistente, baixa autoestima, sentimentos de inutilidade;
  • Perda de interesse em atividades que antes a pessoa apreciava;
  • Mudança de apetite;
  • Ganho ou perda de peso;
  • Insônia;
  • Dormir em excesso;
  • Perda de energia ou fadiga acentuada;