A proclamação da República no Brasil aconteceu no dia 15 de novembro de 1889 e instaurou o regime republicano, o que significou o fim da Monarquia Constitucional Parlamentar. A proclamação da República foi assinada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil.
A Proclamação da República Brasileira, também referida na História do Brasil como Golpe Republicano, foi um golpe de Estado político-militar, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional parlamentarista do Império e, ...
1 - Os principais motivos que levaram ao fim do Regime Imperial no Brasil, foram a abolição da escravatura, a Guerra do Paraguai e as mudanças no contexto histórico internacional motivados pelo ciclo do café, assim como uma tomada de consciência do povo por ver o poder centralizado nas mãos do rei.
Os militares, alguns grupos da imprensa e as oligarquias agrárias brasileiras eram os grupos sociais que desejavam o fim da monarquia no Brasil, principalmente os militares e fazendeiros, que ficaram extremamente ressentidos com a abolição da escravatura.
Em 1889, um movimento militar resultou na proclamação da República, tendo à frente o marechal Deodoro da Fonseca. Com isso, o Brasil deixou de ser uma monarquia e se tornou uma república presidencialista.
Os principais fatores que levaram a queda da Monarquia foram os termos da Abolição da Escravatura, a expansão do prestígio do Exército, a Questão Religiosa e o "clima cultural" do final do século XIX.