A gramática transformacional é uma teoria gramatical lançada por Noam Chomsky em 1957. Trata do aspecto criativo da faculdade da linguagem e aborda os processos de transformação pelos quais passa o sintagma.
A Sintaxe Gerativa é disciplina autônoma, cuja denominação se confunde com a do modelo (Teoria Gerativa, Gramática Gerativa) que concebe a língua como conhecimento construído a partir da faculdade da linguagem (propriedade da mente humana) e, portanto, uma atividade mental; nesse modelo, a sintaxe, componente central, ...
brasileiro, Mendes faz sintaxe experimental ao estudar construções de posse inalienável em PB e em inglês, comparando o desenvolvimento dessas estruturas na criança com as propriedades que as caracterizam na gramática adulta.
Sujeito simples, composto, elíptico e indeterminado: São esses os tipos de sujeito encontrados nas orações. Saber reconhecê-los é indispensável para uma boa análise sintática.
Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não é expresso na frase, porém, pode ser definido pela desinência ou pelo contexto. Exemplo: Farei amanhã o trabalho. (sujeito oculto: eu).