Na saída da bexiga, encontramos o músculo esfíncter interno, que se contrai involuntariamente, e o músculo esfíncter externo, que é voluntário e permite que impeçamos a saída da urina. A contração da musculatura da bexiga é controlada pelo sistema nervoso autônomo parassimpático.
A incontinência urinária é caracterizada pela perda involuntária da urina, que também pode afetar os homens. Normalmente, acontece como consequência da retirada da próstata, mas também pode ocorrer devido ao aumento da próstata, e em idosos com Parkinson, ou que tiveram um AVC, por exemplo.
Faltava acesso, entretanto, pois o esfíncter artificial custa mais de R$ 40 mil. Mas pesquisadores brasileiros acabam de apresentar uma versão mais acessível.
A recuperação da cirurgia de próstata é relativamente rápida e apenas é recomendado ficar de repouso, evitando esforços, por aproximadamente 10 a 15 dias.
O envelhecimento natural da bexiga e a cirurgia de remoção de tumores de próstata são as duas principais causas de incontinência urinária entre os homens. Essa condição, marcada pela perda involuntária de urina, mexe pra valer com a autoestima da ala masculina.
A incontinência urinária aos esforços (IUE) é a queixa de perda urinária ao fazer esforços, como tossir, espirrar ou carregar pesos. É causada pelo enfraquecimento do esfíncter urinário e dos elementos de sustentação da uretra e da bexiga.
O tratamento da incontinência urinária por esforço é basicamente cirúrgico, mas exercícios ajudam a reforçar a musculatura do assoalho pélvico. Para a incontinência urinária de urgência, o tratamento é com medicamentos e fisioterapia.
Além dos exercícios, ter hábitos saudáveis auxiliam na prevenção, tais como: evitar o sedentarismo e a obesidade; controlar o ganho de peso nas gestações; evitar a prisão de ventre; não fumar para diminuir a tosse e a irritação da bexiga.
Não existe um tratamento específico para a incontinência urinária por esforço, podendo o médico optar por várias formas de tratamento, como: Exercícios de Kegel: podem ser feitos diariamente para a fortalecer o assoalho pélvico, reduzindo a frequência dos episódios de incontinência.