No contexto atual, os muros são erguidos pela concentração do capital na mão das elites, gerando desigualdades sociais e falta de investimento do Estado em políticas, potencializando ações discriminatórias e desfavorecimento dos grupos excluídos.
1-o isolamento dos regimes anti-norte-americano do oriente medio (iraque,irã e siria ) por intermedio de uma nova doutrina. 2-minimizar a influencia islamica sobre os paises da regiao .
Resposta. Resposta: A condição de área de passagem entre a Eurásia e a África, de um lado, e entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Índico de outro, favoreceu o comércio de caravanas que enfraqueceu-se posteriormente em proveito das rotas marítimas, renovadas pela abertura do canal de Suez em 1869.
Os conflitos no Oriente Médio teve início devido a inconsistência sobre quem é o verdadeiro dono da Faixa de Gaza. Além disso, fazem parte dessa “guerra” as características religiosas daqueles que habitam o local, os quais se chocam com os israelenses. Em 2005, Israel ocupou militarmente a região.
O Oriente Médio permanece uma das áreas mais instáveis do mundo, devido a uma série de motivos que vão desde a contestação das fronteiras traçadas pelo colonialismo franco-britânico, a posição geográfica, no contato entre três continentes; suas condições naturais, pois a maior parte dos países ali localizados são ...
Aspectos econômicos, políticos e humanos: pessoas de origem cultural árabe são maioria na região, mas há predomínio das pessoas do Irã e de turcos na Turquia. O islamismo, seguido por mais de 65% da população do oriente médio, é o grande fator da unidade regional. Apenas em Israel a maioria não é muçulmana mas judia.
Historicamente, o Médio Oriente é considerado o berço das grandes civilizações do passado. Religiosamente, possui uma grande importância porque é o berço do Cristianismo, Islamismo e Judaísmo.
Artigos
O Oriente Médio destaca-se pela variedade de etnias, origens, com culturas e religiões diversas. A etnia predominante é a árabe. Israel, Turquia, Chipre e Irã são países não árabes. A população conta com 320 milhões de habitantes que são, em sua maioria, de origem arábica.
Os turcos seljúcidas, o Império Otomano e os safávidas também depois dominariam a região. O moderno Oriente Médio surgiu após a Primeira Guerra Mundial, quando o Império Otomano, que foi aliado com as derrotadas Potências Centrais, foi dividido em um número de nações separadas.
As primeiras civilizações da história foram estabelecidas na região hoje conhecida como Oriente Médio por volta de 3500 a.C. na planície da Mesopotâmia (Iraque) entre os rios Eufrates e Tigre, amplamente considerado como o berço da civilização. Os sumérios, acádios, babilônios e assírios floresceram nesta região.
Por muitos séculos, essa região pertenceu a dois Impérios, o Império Persa, que se estendia da porção mais a leste da região do Mar Mediterrâneo até o rio Indo, e o império Turco-Otomano, que possuía um grande território na porção oeste.
A região que compreende o Oriente Médio está localizada na porção oeste do continente asiático, conhecida como Ásia ocidental.