As cores mais usadas pelos índios para pintar seus corpos são o vermelho muito vivo do urucum, o negro esverdeado da tintura do suco do jenipapo e o branco da tabatinga.
Todo ritual indígena é retratado nos corpos dos mesmos na forma de pintura, é a expressão artística mais intensa dos índios. A tinta é feito de urucum, jenipapo ou babaçu na maioria das vezes.
O violeta pode ressaltar criatividade e imaginação, assim como o laranja. Por outro lado, representa sucesso, nobreza, riqueza, por se associar a sabedoria e respeito. Estimula o pensamento abstrato, remete ao mistério, transmite calma e sensatez, e muitas vezes se relaciona à intuição e à espiritualidade.
Cor verde
Laranja
amarelo
Apesar de um dos fatores que mais influenciam as emoções ser a luz, as cores estão associadas à diferentes estados de ânimo. ... As cores quentes, vermelho, laranja, amarelo e suas variações são mais vibrantes e o contrário ocorre nas cores frias, os tons cinzas, azuis escuros, preto, etc.
O primeiro passo para aplicar a técnica é descobrir a temperatura da sua pele, que pode ser quente ou fria. Para você descobrir, pegue um tecido de cor quente (dourado, laranja, amarelo) e outro de uma cor mais fria (prata, roxo, azul), e coloque cada um próximo da sua pele.
Existem três tipos diferentes de subtons: o quente, o neutro e o frio. O quente combina mais facilmente com itens vermelhos, amarelos e laranjas. Já o frio, se encaixa melhor com peças nas cores azul, verde, cinza e violeta. O neutro, por sua vez, se encaixa bem em qualquer tonalidade.