A língua fissurada, também chamada de língua rachada, é uma alteração benigna caracterizada pela presença de vários cortes na língua que não causam sinais ou sintomas, no entanto quando a língua não é bem higienizada, há maior risco de infecções, principalmente pelo fungo Candida albicans, além de também poder haver ...
Saiba como tratar língua cortada “Beber água fria, evitar temperos fortes e sal em excesso e manter uma alimentação leve são cuidados importantes para aliviar os sintomas iniciais”, indica a odontologista. Em quadros mais severos, o profissional pode receitar o uso de medicações, para controlar a dor e inflamação.
Normalmente, a língua fica com esse aspecto branco por conta da saburra lingual. Ela é formada por bactérias e células mortas que se desprendem da parte interna da boca. Essa combinação de resíduos acaba refletindo em outros problemas bucais, como o mau odor proveniente da halitose.
Utilize uma gaze úmida, embebida em água limpa e enrolada em seu dedo, sem friccionar demais para não machucar e sem introduzir no fundo da boca, o que provoca a ânsia. Se o mal-estar acontecer, mesmo com esses cuidados, tente uma escova de língua, que costuma ser mais fina. Não precisa limpar tudo de uma vez.