O SNUC serve para garantir a preservação da diversidade biológica, promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais e fazer a proteção das comunidades tradicionais, seus conhecimentos e cultura.
Pertencem a esse grupo as categorias:
Atualmente, áreas naturais protegidas constituem espaços geográficos claramente definidos, reconhecidos, destinados e geridos, por meios legais ou outras alternativas eficientes, com o objetivo de conservar, a longo prazo, a natureza, os serviços associados aos ecossistemas e os valores culturais (IUCN, 2008).
Nesse grupo estão as Áreas de Proteção Ambiental (APA), Áreas de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), Florestas Nacionais (FLONA), Reservas Extrativistas (RESEX), Reservas de Fauna e Reservas de Desenvolvimento Sustentável.
As Áreas de Preservação Permanente estão localizadas ao longo dos rios ou de qualquer curso d'água; ao redor das lagoas, lagos ou reservatórios d'água naturais ou artificiais; nas nascentes; no topo de morros, montes, montanhas e serras; nas encostas ou partes destas; nas restingas, como fixadoras de dunas ou ...
O Código Florestal atual estabelece como áreas de preservação permanente (APPs) as florestas e demais formas de vegetação natural situadas às margens de lagos ou rios (perenes ou não); nos altos de morros; nas restingas e manguezais; nas encostas com declividade acentuada e nas bordas de tabuleiros ou chapadas com ...
Unidades de Conservação (UCs) é como são denominadas as áreas naturais a serem protegidas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).
O Monumento Natural é uma Unidade de Conservação do grupo de proteção integral que tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.
As Áreas Naturais Protegidas são espaços voltados à preservação da natureza que são definidos por meio de leis e decretos. Podem ser públicas ou privadas, sendo em todas obrigatória a conservação de seus recursos naturais, ou seja, a fauna, flora, solo, água e ar.
Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) São áreas privadas com o objetivo de conservar a diversidade biológica.
Conheça 10 reservas ecológicas brasileiras. Proteja e curta a natureza!
Parque Nacional Kruger
Tumucumaque
– Floresta Amazônica Ocupando quase metade (49,29%) do território nacional, esse é o maior bioma do Brasil com a maior reserva de biodiversidade do mundo.
Entre as reservas ambientais, o Brasil possui 298 unidades de conservação protegidas pelo governo federal, sendo 126 de preservação integral, além de 429 reservas particulares de patrimônio natural.
Conheça alguns dos principais parques nacionais do Brasil
O estado com mais parques nacionais é a Bahia, com nove unidades - o maior deles é o famoso Parque Nacional da Chapada Diamantina, com 150 mil hectares. O local protege parte de uma cadeia montanhosa que se estende de Minas Gerais à Bahia e abrange três biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.
O Brasil conta com 72 parques nacionais que atuam como unidades de conservação de proteção integral da natureza. Além do objetivo primário de conservação, essas áreas também promovem a aproximação com a natureza, que traz diversos benefícios para a sociedade.
A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), através de sua Comissão Mundial de Áreas Protegidas, definiu Parque Nacional, como tipo de área protegida da Categoria II, definida por: “área natural extensa de terra ou mar de grande relevância para a conservação da natureza e da biodiversidade, destinada a: ...
Além de preservar a vegetação original para fins de beleza os parques nacionais são importantes para que seja possível realizar inúmeras pesquisas com os espécimes que existem apenas nessas áreas. Também se torna possível realizar atividades de educação e interpretação ambiental.
Resposta. Resposta: Porque através dos parques,temos algum acesso direto a natureza e aos animais. Deve-se ampliar para que os mesmos vivam mais e sobre os cuidados corretos,e para o lazer dos seres humanos.