Existem três famílias de receptores ionotrópicos de glutamato, que agem como canais de cátions: os receptores de N-metil-D-aspartato (NMDA), os de alfa-amino-3-hidroxi-metil-5-4-isoxazolpropiónico (AMPA) e os de cainato (receptores de cainato).
Estes receptores são classificados de acordo com as suas propriedades farmacológicas e funcionais, e são divididos em: i) receptores ionotrópicos (NMDA, AMPA e cainato) são aqueles que quando ativados tornam-se permeáveis a cátions como sódio (Na+) e cálcio (Ca2+) (Mori & Mishima, 1995); ii) receptores metabotrópicos ...
NMDA é uma sigla para N-metil D-Aspartato. O NMDA é um aminoácido excitatório agonista do neurotransmissor, também aminoácido, glutamato. Age ativando receptores ionotrópicos conhecidos como receptores glutamatérgicos do tipo NMDA.
A alanina, o aspartato e o glutamato são derivados dos seguintes cetoácidos: piruvato, oxalacetato e a-cetoglutarato, respectivamente. A síntese de cada um destes aminoácidos é uma reação de transaminação. A asparagina e a glutamina são sintetizadas a partir do aspartato e do glutamato por amidação.
As principais fontes de ácido glutâmico são os alimentos de origem animal, como ovo, leite, queijo e carne, mas também pode ser encontrado em alguns vegetais, como aspargo, agrião e alface, por exemplo....Lista de alimentos ricos em Ácido Glutâmico
No nosso corpo, o glutamato monossódio funciona como um neurotransmisssor ao cérebro, que pode levar à agitação extrema e elevação dos níveis de estresse. "É um aditivo alimentar capaz de alterar comportamento, piorar casos de euforia excessiva, causar dores de cabeça e enjoos e diversas outras complicações à saúde".
"O consumo frequente pode desencadear fatores desagradáveis, como cefaléias (dores de cabeça), excitação das papilas gustativas da língua (enganando o cérebro e fazendo com que cause vícios por alimentos com mais açúcares, gorduras e ainda mais glutamato monossódico) e, por consequência, seu uso contínuo pode causar ...
Modo de preparo
9 temperos prontos que não devem entrar na sua cozinha
Ingredientes: Sal, colorífico, alho, cebola, orégano, salsa, louro, condimentos preparados de alho e de cebola, realçadores de sabor glutamato monossódico e inosinato dissódico. (**)Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Amodeo não recomenda o uso de temperos prontos por hipertensos. Para ele, a porção de sal é o problema, não o tipo. O médico também esclareceu que a altura de uma pessoa não interfere na pressão, apenas o peso. Pimenta sozinha não eleva a pressão, disse o cardiologista.
Batatas chips, salgadinhos milho e de pacotinho são os que têm a maior concentração de sódio. Alguns ainda possuem muito açúcar e todos contém muitas gorduras. São alimentos que devem ser evitados, pois há estudos que os ligam a doenças cardíacas sérias pela alta concentração de gorduras trans.
É benéfico para o coração Por ajudar a regular a pressão arterial, o jiló é um aliado do coração. Mas além de ser rico em potássio, o alimento também possui vitamina B1, a tiamina, que ajuda no bom funcionamento do órgão.
As proteínas do colágeno bovino e suíno, a conhecida gelatina, possuem atividade anti-hipertensiva, ou seja, são boa fonte alimentar para quem tem pressão arterial alta.
"As gelatinas que levam adoçantes artificiais, como aspartame, ciclamato de sódio e sacarina sódica não são recomendas para gestantes e crianças.
Ele ajuda na conservação desses produtos e, por isso, todos merecem o devido cuidado em sua ingestão. Para a cardiologista Maria Alayde Mendonça, o pão não é um alimento “tão bonzinho” e também requer cuidados em seu consumo, principalmente para quem sofre de hipertensão arterial.