crossorigin="anonymous">
Tubas uterinas são dois ductos que unem o ovário ao útero. ... Estas fímbrias movimentam-se, carregando o ovócitoulo pelo interior da tuba uterina, com o auxílio das células ciliadas presentes na região e também de contrações musculares da parede. É na porção denominada ampola que ocorre normalmente a fecundação.
A tuba uterina tem duas funções importantes. A primeira, transportar o óvulo dos ovários até o útero, sendo de fundamental importância o seu funcionamento correto para o sucesso do ciclo reprodutivo. Além disso, as tubas uterinas são os locais que ocorrerão a fecundação do óvulo pelo espermatozóide.
No ovário, a gema em desenvolvimento está presa por membranas denominadas folículos, que rompem-se quando o óvulo atinge a maturidade. A gema, ou o óvulo, cai no infundíbulo – processo denominado de ovulação –, onde permanece aproximadamente 20 minutos e ocorre a fertilização, caso haja a existência de espermatozóides.
TUBA UTERINA ( OVIDUTO ) As tubas uterinas são estruturas tortuosas bilaterais que se estendem da região do ovário para os cornos uterinos e transportam ovos e espermatozóides.
O Sistema Reprodutor Feminino e Masculino O Sistema Reprodutor Feminino tem como principal função a produção dos gametas, ou células sexuais femininas, os óvulos. ... O Sistema Reprodutor Masculino, também é responsável por produzir os gametas masculinos (espermatozóides).