crossorigin="anonymous">
Dicas de como melhorar a alfabetização na escola
Meta de alfabetização Em 2019, a taxa de brasileiros com 15 anos ou mais que não sabia ler ou escrever um bilhete simples ficou em 6,6%, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua Educação 2019. Esse percentual, entretanto, deveria ter sido cumprido há quatro anos, em 2015.
O professor mediador na alfabetização atua como uma primeira “ponte” que leva seus alunos e constituir, inicialmente, e ampliar, dentro do possível para a faixa de escolarização, os conhecimentos registrados pela escrita. Quanto mais conhecimentos escritos eles dominam, maior seu grau de letramento.
O professor alfabetizador é o profissional responsável por planejar e implementar ações pedagógicas que propiciem aos alunos o desenvolvimento das habilidades para ler e escrever com compreensão.
Ao mediar as situações de ensino, o professor se coloca entre o aluno e a aprendizagem. ... O professor não está à frente do conhecimento, nem atrás. Ele se dispõe no meio da travessia, preocupa-se com uma escola viva, com um ambiente inovador e educador.
Os recursos didáticos para quem quer ensinar história, atualmente são muitos. Você educador, pode usar revistas, livros, sites de outros educadores de história, ou mesmo a própria internet. Graças à internet, os professores podem levar os alunos a passearem por museus, no próprio site dos mesmos.
Já no caso da História, o recorte é sobre o tempo, considerando acontecimentos, seus agentes e suas consequências. "O aluno precisa entender as permanências de elementos históricos, como construções e hábitos que se iniciaram no passado, e as influências deles na atualidade.