Funções mentais como sensação, percepção, atenção, memória, pensamento, linguagem, motivação, aprendizagem e etc, são caracterizadas na psicologia como “Processos Psicológicos Básicos”. ...
Processos Cognitivos Básicos; Educação; Memória; Atenção; Resolução de Problemas; Metacognição.
Função Psicológica é uma capacidade ou propriedade de ação de que dispõe o psiquismo no processo de captação da realidade objetiva. As funções psicológicas são exclusivas ao homem? As Funções Psicológicas não são exclusivas ao homem, pois os animais também são capazes de atentar, memorizar, sentir e perceber.
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. ... A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação.
A atenção pode ser espontânea ou reflexa. A atenção é espontânea quando apenas o objeto desperta a atividade psicológica (atenção passiva). Se a esta atividade se segue uma reação voluntária (atenção ativa), visando a exclusão ativa dos detalhes secundários, temos a atenção voluntária ou reflexa.
Como melhorar a concentração
Um pouco mais de foco não faz mal a ninguém. Aqui estão algumas dicas de como conseguir manter o foco
6 Formas de Ter Mais Foco e Concentração
Evite fazer várias tarefas ao mesmo tempo, foque em apenas uma. Quem trabalha em várias metas e tarefas ao mesmo tempo acaba não trabalhando em nenhuma. Não priorizar a execução de uma tarefa pode obrigá-lo a realizar várias de forma superficial e isso não é produtivo. Portanto, use o seu foco em uma tarefa de cada vez ...
A medicina define hiperfoco como um tipo de concentração mental ou visualização que foca a consciência em uma tarefa, tópico ou assunto, podendo estar relacionado, por exemplo, com produtos tão difusos quanto séries televisivas, músicas, livros e filmes.
6 passos práticos para aplicar o hiperfoco
Crianças e adultos com TDAH frequentemente exibem hiperfoco quando trabalham intensamente em coisas que lhes interessam. Em essência, o hiperfoco é o oposto de outro sintoma de TDAH: a distração. A pessoa que passa por um episódio de hiperfoco pode, às vezes, perder o interesse sem qualquer explicação.