Basta contar com um aparato simples que acomode o pássaro, como uma gaiola numa área sem necessidade de muito espaço, para iniciar um empreendimento com fim lucrativo. Com preço barato, no varejo especializado são encontradas sementes envasadas para alimentar a ave, que é pequena e come pouco.
Esta espécie se alimenta de frutas como coquinho, manga, jabuticaba, goiabas, laranjas-lima, mamões, jacas, bananas, coquinho-jerivá, maçã, coco verde e seco, melancia e pera. Adoram flores do suinã, das mangueiras, jabuticabeiras, goiabeiras, laranjeiras, mamoeiros e jaqueiras.
Sonhar com periquito verde Você está prestes a entrar em uma fase da sua vida de muita sorte. Portanto, está na hora de tirar aquele projeto do papel, ou então, fortalecer seus relacionamentos.
Como amansar seu periquito
Coloque música para tocar perto do periquito. Ele vai se acostumar ao volume dos sons na sua casa, além de começar a gostar da música em si. Fale com o periquito com uma voz suave na hora de dar alpiste e água para que ele associe essa experiência a algo positivo. Você pode até colocar alguns petiscos dentro da gaiola.
Coloque a mão do lado de fora da gaiola e converse com o periquito em um tom relaxante. Assim, ele vai começar a ver a sua mão como algo não ameaçador e ficará mais relaxado na sua presença. Repita isso no decorrer de uma semana para acostumar o bicho à sua presença. Coloque a mão dentro da gaiola.
Gritaria excessiva poderá ser bem como a agressividade, um sinal de que algo falta no ambiente do seu periquito. Algumas pessoas queixam-se do barulho que fazem alguns papagaios...
Converse muito com ele. Sempre que passar por perto da gaiola, pare um minutinho e converse com o pássaro. Ao repetir as mesmas frases e barulhos (como assobios) ao falar com ele, pode ser que o animal comece a repeti-los. Assim como muitos outros pássaros domésticos, periquitos podem aprender a "falar".
Observe se o periquito gosta de um “chamego”. Este é um sinal claro de que ele gosta de você e quer se aproximar; perceba se a ave roça a cabeça contra sua mão, sobe em seu corpo, se esfrega contra seu pescoço e muito mais. Em caso positivo, é um indício de que gosta e se sente seguro à sua volta.
Como saber se seu periquito quer acasalar
Você pode notar que a sua ave defeca menos frequentemente, e quando ela fizer, as fezes poderão ser maiores do que o normal. "Quanto maior forem as fezes, mais próximo o ovo estará da cloaca, onde será expelido", de acordo com Tailfeathers network.
Após o acasalamento, a fêmea de periquito-australiano irá botar de 3 a 6 ovos. Em seguida iniciará o processo de incubação. Com cerca de 18 dias após o inicio do choco os filhotes de periquito-australiano começarão a nascer. Vale lembrar que a fêmea normalmente começa a chocar quando ela bota o 3º ovo.
Se trocou o macho e mesmo assim não nasceu nada o problema é com a fêmea, já se trocou a fêmea e nada mesmo o problema é com o macho. Este foram os principais fatores que podem fazer com que seus periquitos não tenham se reproduzido ainda, no começo pode ser difícil mesmo, é completamente normal, não desanime.
Forneça iluminação fluorescente para estimular a reprodução. Aumente gradualmente o período de tempo que as aves são expostas à luz durante o dia, por algumas semanas. Os periquitos precisam de pelo menos 13 horas de luz por dia para serem estimulados a procriar.
Dá para ver claramente a gema no interior. Na imagem abaixo você poderá ver um ovo fértil, note a presença de raios de sangue e o começo da formação do embrião. Além disto, quando o embrião já estiver mais formado, o ovo perderá o aspecto amarelo e ganhará um tom mais escuro.
Para diferenciar se um ovo está fértil ou não, você só precisa observar o seu interior. Se sua gema estiver aparecendo por inteira, ele está infértil, do contrário, você só consegue enxergar alguns veios de sangue.
A fêmea vai jogá-los fora do ninho caso perca as esperanças deles originarem filhotes e voltará a acasalar. Tirar os ovos da posição em que estão pode matar o feto! ... As fêmeas tem noção de que suas crias não terão espaço o suficiente para viver e optam por acabar com os ovos antes de seu nascimento.