crossorigin="anonymous">
Parazoa (parazoário; pará = ao lado, zoa = animal): representado pelos Porifera (esponjas), no qual não há a formação de tecidos verdadeiros. Eumetazoa (eumetazoários; eu = verdadeiros, metazoário = animal): representados por todos os outros animais que possuem tecido diferenciado.
Resposta. Pois os poríferos são o primeiro filo do Reino Animal, todos os demais originaram-se dele. São os seres mais simples, apresentando apenas poros e sem locomoção.
são parazoários( animais que não formam tecidos e órgãos); possuem poros que são formados por células conhecidas como porócitos; são animais assimétricos; são sésseis; aquáticos; filtradores( a água entra pelos poros passa pelo átrio e sai pelo ósculo); reprodução sexuada e assexuada(brotamento e regeneração); digestão ...
Parazoa: Animais que não possuem tecidos verdadeiros. Como exemplo existe apenas o filo dos Poríferos; Eumetazoa: Animais que possuem tecidos verdadeiros.
As esponjas estão entre os animais mais simples, não possuem tecidos verdadeiros pois em sua camada externa e interna as células não apresentam lâmina basal (parazoas), também não apresentam músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos.
O tecido nervoso é responsável por coordenar as atividades dos mais diversos órgãos. De origem ectodérmica, o tecido nervoso possui a principal função de receber informações do meio externo e interno, processá-las e enviar respostas a órgãos e glândulas.
O tecido nervoso é um tecido de comunicação, capaz de receber, interpretar e responder aos estímulos. As células do tecido nervoso são altamente especializadas no processamento de informações. Os neurônios transmitem os impulsos nervosos e as células da glia atuam junto com eles.
neurônios
Os neurônios são responsáveis pelo recebimento e transmissão do impulso nervoso e possuem como partes principais os dendritos, o corpo celular e o axônio. Os neurônios permanecem conectados entre si, formando uma espécie de fio contínuo por onde os impulsos nervosos propagam-se.
Para que ocorra a propagação de um impulso nervoso, é de extrema importância que haja conexões entre os neurônios.