crossorigin="anonymous">
AVC hemorrágico: que é mais agressivo e se dá quando um vaso sanguíneo ou artéria se rompe, causando vazamento do sangue; AVC isquêmico: que pode ocorrer quando há um entupimento do vaso sanguíneo por acúmulo de placas de gordura em suas paredes ou por um coágulo entupir o vaso e impedir o fluxo de sangue.
O AVC Hemorrágico é conhecido por ser o mais grave, porém acomete entre 10% e 15% dos pacientes. Ocorre quando há rompimento de um vaso sanguíneo no cérebro, provocando hemorragia. Tal sangramento degenera o tecido nervoso, levando a danos irreversíveis nos casos menos graves e até à morte, nos mais graves.
A seguir apresentamos uma lista das sequelas mais comuns em pessoas que sofreram um AVC:
Quando não mata, o AVCI deixa sequelas que podem ser leves e passageiras ou graves e incapacitantes. As mais frequentes são paralisias em partes do corpo e problemas de visão, memória e fala. A falta do sangue, que carrega oxigênio e nutrientes, pode levar à morte neuronal em poucas horas.
Quando você sofre uma pancada e acerta a cabeça, diversos vasinhos se rompem e o sangue vaza. Caso a batida seja muito forte, uma bolsa de sangue coagulado se forma. Esse coágulo pode passar despercebido por muitos dias, até semanas, o que dificulta ainda mais o diagnóstico.
Depois que se soltam e voltam à corrente sanguínea, os êmbolos fluem naturalmente pelo corpo, pelo menos até fixar-se em algum outro lugar. Se não houver nada que interrompa sua viagem pela circulação, o coágulo tende a parar nas partes inferiores do corpo, geralmente nas pernas e nos pés.
Quando ocorre esse desequilíbrio hormonal, o revestimento das paredes internas do útero pode engrossar, provocando um sangramento mais abundante e a formação de coágulos, que podem variar entre 5 mm a 3-4 cm.
Coágulos de sangue são uma característica comum do sangue menstrual – eles podem aparecer como pedaços, e/ou com consistência gelatinosa e vir em diversas quantidades e tamanho. Uma menstruação comum libera cerca de 2 a 3 colheres de sopa (35 a 40 mililitros) de sangue e tecido.
Hemofilia: entenda a doença que compromete a coagulação do sangue.
A coagulação sanguínea se dá por uma sequência de eventos químicos e plaquetários (plaquetas são fragmentos celulares oriundos de células chamadas megacariócitos, as quais são originadas na medula óssea ) que resultam na formação de um coágulo de fibrina que faz a hemostasia (cessação do sangramento) e ajudam a parar o ...