Hermenêutica é basicamente a ciência da interpretação, enquanto a exegese geralmente é mais relacionada à pratica dessa ciência. A hermenêutica reúne os princípios, as regras e os métodos de interpretação para que uma pessoa possa compreender corretamente o sentido e o significado de uma informação. Quando falamos de hermenêutica bíblica, estamos nos referindo ao processo de interpretação do texto da Escritura. Por isso, frequentemente a hermenêutica aparece acompanhada do conceito de exegese.
Gordon Fee e Dougless Stewart, em Como ler a Bíblia, dizem que a exegese é o Passo 1 e a hermenêutica é a Etapa 2 para enfatizar que o que pensamos sobre o texto deve ser baseado no que o texto realmente diz.
Nesse ponto, fica fácil perceber que a hermenêutica possui um papel fundamental no estudo teológico. Isso porque a hermenêutica é a responsável por servir os dados para a teologia bíblica a partir do texto da Escritura. Então a teologia bíblica, por sua vez, fornece os dados para a teologia sistemática e, consequentemente, para a teologia prática.
A hermenêutica e a exegese removem as diferenças e os distanciamentos entre o autor e seus leitores. Os textos bíblicos foram escritos em épocas diferentes, com costumes diferentes, em idiomas diferentes que não são mais falados, e por pessoas que tiveram diferentes habilidades.
Já o processo oposto à exegese é aquele que geralmente é chamado de “eisegese”. Enquanto a exegese “tira para fora” o que já está no texto, a eisegese “coloca para dentro” o que não está no texto. De forma prática, na exegese bíblica correta o intérprete deixa o texto da Escritura falar, mas na eisegese o intérprete faz com que suas próprias ideias e pressupostos falem em lugar do texto, atribuindo então elementos estranhos ao seu conteúdo, significado e sentido originais.
A exegese é um método de interpretação das Escrituras que busca compreender o significado original dos textos sagrados. Para isso, é necessário levar em consideração o contexto histórico, cultural e linguístico em que foram escritos.
As escrituras transmitem palavras de amor e riqueza espiritual. Os santos dos últimos dias atenderam ao chamado, e milhares encontraram descanso e paz além de toda a compreensão, a despeito de todas as intensas provações, tumulto e aflições externas por que tiveram que passar.
É muito comum ouvirmos de alguém que estuda as escrituras as palavras exegese e hermenêutica, mas o que significa cada uma delas e o quanto são importantes para o estudo bíblico?
3 – Procure entender o contexto histórico, as tradições e costumes dos judeus de cada época, pode parecer desnecessário, mas além da Palavra de Deus a Bíblia também é um livro histórico, portanto, muitas vezes devemos entender o que se passava em cada época para compreender as reações e os eventos narrados nas escrituras.
Então todo cristão precisa de uma boa hermenêutica e exegese para dar forma à sua teologia ao interpretar a Escritura corretamente; para elaborar uma pregação do Evangelho de Cristo que realmente seja bíblica; para se proteger de falsos ensinos que distorcem os princípios bíblicos; e para defender a verdade de Deus diante daqueles que se propõe a atacá-la.
Vamos fazer um artigo em breve aqui no blog com TODAS AS INFORMAÇÕES sobre o que é a hermenêutica – com todas as regras e itens (ferramentas da hermenêutica). A intenção deste post é te apresentar as principais diferenças entre Hermenêutica e Exegese.
É muito comum ouvirmos de alguém que estuda as escrituras as palavras exegese e hermenêutica, mas o que significa cada uma delas e o quanto são importantes para o estudo bíblico?
Boa Noite Irmão Moisés!O zelo e a preocupação em como a Palavra deve ser pregada e aplicada durante um sermão tem falar sempre mais Profundamente no interior de cada Ministrador!
Hermenêutica é uma FERRAMENTA de interpretação bíblica, a hermenêutica TODOS NÓS FAZEMOS todos os dias com os textos bíblicos, a hermenêutica e uma INTERPRETAÇÃO MAIS SIMPLES que fazemos de um texto – para EXTRAIR uma APLICAÇÃO PESSOAL para nós nos dias de hoje.
A palavra hermenêutica vem do termo grego hermeneutike que, por sua vez, deriva do verbo grego hermeneuo e transmite o significado de “expressar”, “explicar”, “interpretar” e “traduzir” — hermeneuein. É amplamente aceito que esses termos tenham a ver com o mensageiro divino da mitologia grega, Hermes.
A palavra de exegese transmite a ideia de “expor um ensino”, de “descrever” ou de “relatar detalhadamente”. No grego, a palavra exegese possui o sentido de “conduzir para fora” ou “ir adiante”.
A palavra “exegese” pertence a esse grupo, embora se ouça, aqui e ali, alguém pronunciando como se fosse o dífono /ks/, pronunciado em oxítono, tóxico, axial, látex, nexo, ortodoxo, óxido...
A palavra hermenêutica tem sua origem no nome “Hermes”, o deus grego que servia de mensageiro entre os deuses e os homens. Hermes pegava as mensagens dos deuses e transmitia (interpretava) aos homens e vice versa.
Por exemplo: O Senhor é meu pastor e nada me faltara. Se fossemos analisar esse texto de forma “hermenêutica”, a gente conseguiria fazer uma analise e uma aplicação do versículo – se a gente for fazer uma EXEGESE deste texto, precisaríamos analisar o hebraico, data que foi escrito, quem Escreveu, o propósito da escrita e idioma. Então existem vários itens que precisa ser levado em consideração para fazer uma boa exegese.
Portanto, a hermenêutica bíblica está na base de todas as disciplinas teológicas. Nesse sentido, a hermenêutica bíblica correta aborda o texto da Escritura sob uma interpretação gramatical, histórica e teológica.
A crítica histórica procura localizar o texto na história, procurando esclarecer como quando o texto foi escrito, quem poderia ter sido o autor e que história podemos reconstruir a partir dos questionamentos do texto.
3. A exegese é uma abordagem ultrapassada: Embora tenha sido desenvolvida há séculos atrás, a exegese continua sendo uma ferramenta importante para compreender as Escrituras.
substantivo masculino e feminino Pessoa que realiza ou se dedica à exegese, à análise detalhada de um texto ou de uma obra literária. Etimologia (origem da palavra exegeta). Do grego exegetés.
O método exegético é um método de interpretação usado no estudo de textos legais e que se concentra na maneira pela qual a lei ou regulamento foi redigido pelo legislador. ... É uma interpretação literal do texto jurídico, o que raramente implica dar significado derivado do gramaticalmente escrito.
Significado de Hermeneuta [Jurídico] Jurista; aquele cujo ofício compreende a interpretação das leis; jurista.
Que é da cor do chumbo (ex.: nuvens plúmbeas). 4. [Figurado] Sombrio, soturno, tristonho (ex.: olhar plúmbeo).
Resumo: Propõe uma análise de ideias relacionadas entre a hermenêutica, que é a técnica de compreensão e aplicabilidade de um texto. Sendo fundamental a interpretação e a aplicação do Direito, mostrando a importância da real compreensão do caso concreto.
A interpretação é a aplicação da hermenêutica. A hermenêutica descobre e fixa os princípios que regem a interpretação (MAXIMILIANO, 2003, p. 1). Com isso, percebe-se que o termo “hermenêutica” refere-se à ciência da interpretação, enquanto “interpretação” significaria determinar o sentido e o alcance da norma jurídica.
As principais características da Escola da Exegese eram: a inversão das relações tradicionais entre direito natural e direito positivo, a onipotência do legislador, a interpretação da lei fundada na intenção do legislador, o culto ao texto da lei e o respeito pelo princípio da autoridade.
Ou seja, o método de interpretação gramatical era o mais utilizado pela Escola da Exegese. ... O valor de cada dispositivo da lei depende de sua colocação sistemática, sendo necessário, portanto, a utilização do método de interpretação lógico-sistemático pela Escola da Exegese.
O Positivismo Jurídico passou pela Escola da Exegese, onde havia um legalismo extremado, ao modelo Pandectista (marcado por um legalismo mitigado pela possibilidade da utilização de outras fontes no processo interpretativo), chegando ao normativismo dogmático Kelseniano, um dos principais (porém, longe de ser o único) ...
4.
O positivismo exegético (Escola da Exegese) pode ser remetido à França do século XIX e a todas as circunstâncias políticas que ali existiam. Pugnava-se a separação entre direito e moral, além de confundir texto e norma, lei e direito, pois se tratava, como mencionado, da crença em torno da proibição de interpretar.
A doutrina pátria de um modo geral vem tratando o neoconstitucionalismo – para nós o pós-positivismo à brasileira – como o novo direito constitucional, identificado como um conjunto amplo de transformações ocorridas no Estado e no direito constitucional, em meio as quais podem ser assinalados, como marco teórico, a ...