A principal diferença entre as necessidades e os desejos é que os desejos não são essenciais, desejos são carências por produtos específicos, são sonhos almejados, já as necessidades são os consumos básicos que um consumidor precisa.
Entre as etapas do processo de decisão de compra estão:
No processo de avaliação e tomada de decisão, a pessoa utiliza critérios subjetivos para fazer sua escolha final. Diante de um conjunto de opções, o consumidor começa a ter suas primeiras percepções sobre as marcas. Depois, começa a fazer considerações com as possíveis opções que mais atendem às necessidades.
1- Tipo de comportamento do consumidor na compra habitual Produtos do dia a dia, de preço bastante acessível, que não apresentam grande diversificação em função da marca, são produtos de compra habitual. Sal e açúcar são os exemplo típicos.
Se você quer descobrir quais são os fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor, confira nossa lista!
Segundo levantamento feito pela SPC Brasil e CNDL, o preço é o principal fator de compra para 60% dos entrevistados. Já o frete grátis é citado por 39% dos ouvidos e 27% tomam como base o que os outros consumidores dizem sobre o produto e experiência.
A influência da venda pessoal no varejo afeta diretamente na decisão de compra, uma vez que, o vendedor pode utilizar-se das suas aptidões e/ou treinamentos para atrair o cliente e convencê-lo a fechar a oferta.