Usa-se a letra "Z":
Emprega-se o Z:
Como saber se uma palavra é escrita com S ou Z?
Para saber quando usar a letra s ou a letra z , você procura a origem da palavra , se ela contiver S ou Z conservará o S ou Z; Se ela não contiver S ou Z ela será escrita com Z.
"S” OU “Z” Normalmente, quando a palavra original, primitiva, ou o verbo no infinitivo é com “S” no final as outras derivadas também serão grafadas com “S”. Exemplo: Paralisar = paralise, paralisação, etc. 2. Quando a palavra não tiver o “S” no final geralmente os seus derivativos serão grafados com “Z”.
Os sufixos diminutivos “-inho” e “-zinho” devem ser usados conforme o final da palavra básica: usamos indiferentemente os sufixos “-inho” ou “-zinho” se a palavra básica termina por vogal átona ou consoante (exceto “s” e “z”): corpinho ou corpozinho, florinha ou florzinha.
Resposta. Resposta: As palavras ficam na posição do "DIMINUTIVO".
Pergunta: As palavras formam o diminutivo com 's' quando, e com 'z'? As palavras terminadas em 's', formam o diminutivo acrescentando o sufixo '-inho'. Pode parecer que formam o diminutivo em 'sinho', mas o 's' é da própria palavra.
O Diminutivo Sintético forma-se com os sufixos diminutivos, sendo os mais comuns: inho = livrinho, dedinho, menininho, bolsinho, filhinho… zinho, zinha = irmãozinho, irmãzinha, florzinha, cãozinho, mulherzinha, colherzinha…
Palavras terminadas em SA, SE e SO, retira-se a vogal e acrescenta-se INHO. Palavras que não terminem em S, SA, SE e SO, acrescenta-se ZINHO ou ZINHA.
Resposta. "S" entre vogais é o fonema"z",ou seja tem som de z. Logo sempre se escreve entre vogais,exceto com fonema "s",som de ss como em "massa" "missa",etc.
Chamamos de diminutivo a forma como nomeamos as coisas, colocando-as bem menor do que são, dando um ar de delicadeza, coisinha muito miúda. Quando um sapato é pequeno dizemos que é um “sapatinho”. Não pare agora...
Um diminutivo é uma palavra que foi modificada para transmitir um menor grau de seu significado original, para transmitir a pequenez do objeto, ou ainda, em alguns casos, para transmitir um sentido de intimidade ou carinho.
O grau diminutivo do substantivo indica o tamanho diminuído de um objeto ou ser. ... O grau aumentativo do substantivo indica o tamanho aumentado de um objeto ou ser.
Diminutivos: substantivos no grau diminutivo. ... O diminutivo pode ser usado, também, para expressar amor e carinho, bem como menosprezo e troça.
Preciso de vários diminutivos das palavras espada, farol, ilha, estátua e rio. ... Diminutivos de ilha: ilhéu, ilhinha, ilhita, ilhazinha, ilhazita, ilhota (depreciativo), ilheca (depreciativo), ilhazeca (depreciativo).
adjetivo Exclusivo ou único de sua espécie; distinto: uma planta de aparência singular. Muito especial; pouco usual; raro, excepcional: inteligência singular. Cujas características são diferentes das demais; inusitado: ponto de vista singular.
Chamamos de aumentativo a forma como nomeamos as coisas, colocando-as bem maior do que são através do exagero. Quando uma mulher é grande dizemos que é um “mulherão” ou uma “mulherona”. As palavras que dão nome às coisas e pessoas são chamadas de substantivos e podem aparecer classificados em três diferentes graus.
O grau aumentativo é usado, maioritariamente, para indicar o tamanho grande ou aumentado de um ser ou de um objeto. Grau normal: casa, amigo, barulho, homem, papel. Grau aumentativo: casarão, amigão, barulhão, homenzarrão, papelão....Formação do aumentativo
anelão
copázio
adjetivo Em que há erro; que está incorreto: trabalho errado. Que não segue a direção adequada, correta: caminho errado. Que resulta de um erro, engano; inadequado: trouxe o livro errado. Diz-se de quem é desastrado ou desajeitado.
Errado ou erado?
Assim, o plural correto é cidadãos. O termo deve ser evitado, pois está errado. Vejamos mais alguns exemplos de palavras pluralizadas da mesma maneira: irmão/irmãos, grão/grãos, bênção/bênçãos, cristão/cristãos. Existem palavras que não obedecem à regra vista acima.
Segundo a gramática brasileira, o plural de cidadão é cidadãos. De modo geral, a formação do plural na língua portuguesa acontece com o acréscimo do s no final da palavra no singular e, no caso dos substantivos terminados em 'ãos', o plural é formado pela terminação 'ões'. ...
A resposta é a letra "E".
Os substantivos terminados em -m, por exemplo, têm seu plural formado a partir da troca do -m por -ns (nuvem / nuvens). ... No caso dos substantivos terminados em -ão, porém, temos três terminações possíveis.
Significado de é: Nome da letra "E". O plural de É é ÉS.
O plural de "gravidez" é como o de qualquer palavra terminada em "z", como "luz", "raiz", "juiz", "meretriz", "giz" etc., isto é, é feito com o acréscimo de "es" (luzes, raízes, juízes, meretrizes, gizes). Moral da história: "Suas três gravidezes foram bem difíceis".