Atualmente os capacetes disponíveis no mercado são divididos em duas classes, a saber: Classe A: capacete indicado para proteção contra impactos de objetos sobre a cabeça. Classe B: capacete indicado para proteção contra impactos de objetos sobre a cabeça e isolamento elétrico, testados com tensão de 30 KV.
Geralmente as empresas adotam a seguintes cores: Já outras adotam, incluindo aqui em Arapiraca: Engenheiros e Arquitetos = Capacete Branco de três ranhuras. Técnicos, estagiários e pessoal administrativo = Capacete branco de uma ranhura.
Atualmente os capacetes disponíveis no mercado são divididos em duas classes, a saber:
O Capacete de Segurança é um Equipamento de Proteção Individual obrigatório em muitas áreas profissionais. Destina-se à proteção da cabeça do trabalhador contra impactos causados por quedas de materiais, batidas e, dependendo do modelo, até mesmo contra choques elétricos.
Para circular nas vias públicas é obrigatório o uso do capacete motociclístico pelo condutor e passageiro da motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo e quadriciclo motorizados, devidamente afixado na cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate por debaixo do maxilar inferior.
O capacetes de segurança é uma espécie de chapéu, feito, normalmente, de materiais plásticos duros. Ele é responsável por proteger a cabeça do trabalhador, contra possíveis ferimentos que sejam provenientes de níveis elevados.
Os capacetes de segurança, por também fornecerem proteção ao rosto, devem estar sempre com a aba frontal virada para frente. Em locais com forte ação dos ventos, faz-se necessário o uso das jugulares, uma fita passada por baixo do queijo do usuário, evitando que o capacete se mova ou caia.
6.
NORMA REGULAMENTADORA 6 NR 6. 6.
O EPC é utilizado para garantir a proteção coletiva, um único equipamento protege diversos colaboradores. Já o Equipamento de Proteção Individual (EPI) serve para proteger cada trabalhador de maneira individual. Os dois tem a finalidade de garantir a segurança dos colaboradores, porém, cada um de uma maneira.
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) nada mais são do que uma série de dispositivos de segurança — de uso obrigatório — que têm como objetivo principal minimizar riscos e resguardar a integridade física do colaborador em questão.