Ao estudar a ciência, uma criança passa a ter maior conscientização da importância de ações que preservem o planeta em que vivemos, já que ela compreende que tudo está interligado.
O Ensino de Ciências consiste em uma disciplina escolar, cuja área é de grande relevância para o aprimoramento dos conhecimentos e articulação com as vivências e experiências envolvendo o meio ambiente, o desenvolvimento humano, transformações tecnológicas entre outras temáticas.
No nosso dia a dia, podemos usufruir das consequências da ciência. Quando dirigimos um carro, por exemplo, estamos experienciando o resultado de anos de estudo e testes. Quando tiramos o esmalte da unha usando uma acetona, estamos em contato com a química, que é uma área da ciência.
Ainda que imperceptível para muitos, a ciência está presente em todo e qualquer lugar. Em casa, no carro, no trabalho, no lazer e até no nosso corpo. Gostando ou não da matéria, essa é uma realidade. E entender essa prática sistemática, nem que seja um pouquinho, pode facilitar e muito a sua vida.
A ciência foi definida por Aristóteles como um “conhecimento demonstrativo”, um saber que pode ser demonstrado através de testes e ensaios. ... Mas não se trata de um conhecimento qualquer, ela busca compreender fatos e verdades, leis naturais da vida, para saber e explicar como o universo funciona.
O que é ciência e o que não é ciência. É o saber produzido através do raciocínio lógico aliado à experimentação prática, caracterizando-se por um conjunto de paradigmas para a observação, identificação, descrição, investigação experimental e explanação teórica de fenômenos.
O que claramente diferencia a ciência da não ciência é o fato de que a primeira procura entender a natureza a partir de um método específico.