Podemos determinar a camada de valência de um átomo utilizando o número de elétrons para realizar a distribuição eletrônica no diagrama de Linus Pauling. Na distribuição eletrônica do telúrio, temos que sua camada de valência é a quinta, pois é o nível mais distante do núcleo desse átomo.
Camada de valência é a camada (ou nível) mais externa (mais distante do núcleo) de um átomo, ou seja, aquela que está mais distante do núcleo. Assim sendo, ela apresenta os chamados elétrons mais externos ou elétrons de valência.
Todo átomo possui valência, até mesmo o Cromo. Mas qual é a valência do Cr? O átomo Cr possui valência 2,3,6.
Distribuição de todos os elementos da Tabela Periódica
51,9961 u
Os principais alimentos ricos em cromo são:
Cromo é um mineral essencial e, atualmente, conhecido por auxiliar a diminuição da formação de colesterol e melhora de quadros de diabetes tipo 2 devido à sua ativa participação no metabolismo de carboidratos, aumentando a tolerância à glicose.
O uso do picolinato de cromo deve ser feito de acordo com a indicação do médico ou nutricionista, mas geralmente consiste na ingestão de 1 cápsula por dia antes de uma das refeições principais, devendo a duração do tratamento ser indicado pelo profissional de saúde.
Outras boas razões para caprichar no cromo
A ingestão diária e segura de cromo em adultos está estimada entre 50 e 200µg/dia e, apesar de ser considerado um elemento essencial, não existe uma ingestão dietética reco- mendada (RDA) específica para o cromo(2,6).
Tempo médio de resposta 10 minutos.
Os sintomas da deficiência de cromo podem incluir perda de peso, confusão, coordenação prejudicada e uma redução da resposta ao açúcar (glicose) no sangue, o que aumenta o risco de ter diabetes. O tratamento da deficiência de cromo pode envolver suplementos de cromo.
Existem alimentos fontes de cromo tais como: brócolis, nozes, fígado, ameixa, maçã com a casca, levedo de cerveja, cereais integrais, queijos, cogumelos, espinafre e até mesmo o vinho. Ainda existem estudos a respeito da quantidade ideal a ser consumida, porém o ideal é que não ultrapasse 200 mcg.
Mineral absorvido pelo organismo na primeira porção do intestino delgado (Jejuno), com o auxilio de quelantes ocorre à transformação na forma biologicamente ativa que é indispensável para as funções biológicas.
Segundo a nutricionista funcional Gabriela Maia, "o picolinato de cromo é a forma mais bem absorvida pelo organismo do mineral cromo. A substância atua em enzimas ligadas ao metabolismo energético e age diretamente na regulação dos níveis de glicose sanguínea.
Ele é um suplemento alimentar que atua no controle da insulina, ajuda a emagrecer e fornece energia ao corpo. Sendo essencial para o organismo, o picolinato de cromo pode ser usado no tratamento de diabetes, obesidade, colesterol e envelhecimento, mostrando bons resultados quando acompanhado de atividades físicas.
O selênio é um mineral com um alto poder antioxidante e por isso ajuda a prevenir doenças como o câncer e a fortalecer o sistema imunológico, além de proteger o contra problemas cardíacos como a aterosclerose.
O Picolinato de Cromo aumenta substancialmente os músculos e diminui a gordura do corpo ao ajudar os aminoácidos a se incorporarem à massa muscular e a gordura se transforma em energia.
Posologia: Recomendam-se doses de 200 a 290mcg diários, para manter um balanço adequado. Nos casos específicos de suplementação para atletas, dietas insuficientes em Cromo e tratamento de alterações dos níveis de colesterol, a dose diária ótima é de 200-600mcg de Cromo/dia.
Posologia. Tomar 1 cápsula ao dia. Venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso Farmacêutico de acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho Federal de Farmácia.
Posologia: Tomar 2x ao dia.
Uma boa recomendação é realizar o consumo nos momentos em que sentir vontade de comer doces. No entanto, também indica-se tomar pela manhã, logo depois de acordar, ou à noite, antes de dormir, com o intuito de melhorar a qualidade do sono.
Muitas pessoas se perguntam sobre o picolinato de cromo: como tomar? A resposta para essa pergunta é simples. Por ser um suplemento em cápsulas, sua ingestão pode ser feita com a bebida de sua preferência, contanto que não seja alcoólica.
Obs: Ingerir 30 min antes do almoço e da janta. COMPOSIÇÃO: Acetato de dl alfa tocoferol, acetato de retinol, picolinato de cromo, veículos óleo de cártamo e óleo de coco. cápsula: gelatina, água, corantes dióxido de titânio e amarelo crepúsculo. NÃO CONTÉM GLÚTEN.