Basicamente, a diferença está no calibre do vaso sanguíneo e na sua localização. As varicoses são aqueles vasinhos roxos ou avermelhados que podem ter de 0,5 a 1,0 mm de diâmetro e estão localizados na pele. Já varizes, são vasos maiores que estão num plano abaixo da pele.
Varizes são veias dilatadas que geralmente ocorrem na parte mais superficial da pele. A causa mais comum de varizes é a influência genética, uma vez que existe forte predisposição familiar. Pode-se herdar veias mais frágeis que com a idade e fatores de risco predispõem ao aparecimento das varizes.
Veias reticulares, também conhecidas como veias nutridoras, são veias dilatadas abaixo da superfície da pele que geralmente não são visíveis a olho nu. Veias reticulares podem ser o problema subjacente que dá origem às indesejáveis redes de vasinhos na superfície da pele.
Mas em sendo o seu problema efetivamente varizes linguais, o tratamento mais adequado seria a escleroterapia. É aplicada uma medicação local em que gradualmente ocorre redução das lesões. Você também poderá consultar com um cirurgião especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial ou em Patologia Bucal.
As veias linguais começam no dorso, lados e superfície inferior da língua, e, passando por trás junto do trajeto da artéria lingual, termina na veia jugular interna.
Roxa. A língua pode ficar roxa como resultado de má circulação sanguínea ou de um problema cardíaco . A língua roxa também pode ser um sinal da doença de Kawasaki. Esta é uma condição rara, mas grave, que causa inflamação dos vasos sanguíneos.
O aparecimento de manchas na língua normalmente estão relacionado com maus hábitos de higiene bucal, o que pode resultar em manchas escuras ou brancas, por exemplo, sendo nessa última situação também poder ser indicativo da presença excessiva de microrganismos na boca.