No Brasil não existem defensivos agrícolas para a acerola, mas pesquisas em desenvolvimento pela Embrapa/CNPAT mostram que o fungo pode ser controlado por pulverizações preventivas com oxicloreto de cobre e pulverizações curativas com benomil ou tiofanato metÃlico + chlorotalonil.
A acerola normalmente concentra a frutificação no período de primavera e verão. Considerando que da floração à colheita do fruto decorrem apenas 21 dias, a acerola produz várias safras por ano, sendo que as variações climáticas influenciam bastante nos meses em que a safra se concentra.
Sob irrigação constante, a árvore produz fruto o ano todo e em terrenos não regados com tanta freqüência, produz fruto até quatro vezes por ano. Nesse caso, a aceroleira floresce e frutifica principalmente no período da primavera e do verão.
Produção Dependendo das condições climáticas locais e da condução do plantio, a partir de oito meses surgem os primeiros frutos da aceroleira. A planta pode registrar anualmente três ou mais safras concentradas, principalmente, na primavera e verão.
Qual adubo usar para a árvore dar fruta? O elemento químico responsável pela frutificação e formação de sementes é o fósforo (a sigla "P" dos adubos NPK). Para estimular a frutificação de uma espécie, ofereça bastante água e adubação rica em fósforo.
Segundo o agrônomo essa poda será responsável pela formação da arquitetura da planta. O professor complementa: “Neste momento deve-se fazer a retirada de ramos que se encontram no centro da planta, ou que atravessam toda a copa.
Corte os galhos que estejam cruzando o meio da árvore, de maneira a liberar o centro para garantir que a luz solar penetre e haja uma ótima circulação de ar. Descarte os galhos doentes. Utilize a tesoura de poda sempre que possível e a serra para cortar galhos maiores.
Agência Embrapa de Informação Tecnológica - Poda de produção ou de frutificação. A poda de produção tem como objetivo principal preparar a planta para a frutificação, mantendo-se uma quantidade de gemas que permita a obtenção de produtividades satisfatórias e regulares.
Pode no inverno ou no começo da primavera se o clima da sua região é quente. Isso permite que a árvore mantenha parte da folhagem para proteger do clima do inverno. Esperar para podar também significa que você vai conseguir trabalhar sem danificar os botões, que só vão aparecer no final da primavera.
Poda e adubação Pode ser feita em intervalo de seis meses, com esterco ou adubos orgânicos. Já a poda, deve acontecer em um período específico: no inverno, antes do florescimento da árvore. O corte deve ser inferior a 30% da copa da jabuticabeira e somente uma vez ao ano.
A poda deve ser realizada por pessoas especializadas e a melhor época para fazer a poda, é em períodos mais secos, de maio a agosto. A poda feita no período chuvoso pode contribuir para que a árvore, com a exposição do corte, possa ser contaminada com fungos e bactérias resultando no seu apodrecimento.