Quando a lesão ocorre na parte cervical ou torácica,tem-se tetraplegia [tetra=4],ou seja ,os 4 membros paralisados. Quando essa lesão ocorre na parte lombar da coluna tem-se a paraplegia,ou paralisaçao de dois membros,as pernas ...
Uma lesão é classificada como completa quando não há função motora ou sensitiva preservada no segmento sacral. Numa lesão incompleta as funções motora e sensitiva estão preservadas no nível do segmento sacral.
Qual a diferença entre paraplegia e tetraplegia? Enquanto a paraplegia afeta apenas as pernas, a tetraplegia, também conhecida por quadriplegia, é diagnosticada quando a lesão na medula compromete o movimento dos 4 membros, os braços e as pernas, e o tronco.
Quais os sinais e sintomas
Frequentemente decorrente de contusões ocasionadas por pressão exercida por osso e/ou tecido mole deslocado, edema situado no interior do canal vertebral ou transecção parcial da medula.
A paraplegia ocorre no momento em que as vias motrizes do sistema piramidal do sistema nervoso periférico, habitualmente a nível da medula espinhal, são interrompidas medial e bilateralmente. A paralisia afeta os membros inferiores, ou toda parte inferior do corpo.
Porque ela pode cortar, comprimir ou danificar a medula espinhal, uma massa de tecido nervoso que conecta o cérebro ao corpo e vai da base do crânio até a segunda vértebra lombar.
A paraparesia é uma condição caracterizada pela incapacidade de mover parcialmente os membros inferiores, que pode acontecer devido a alterações genéticas, danos na coluna ou infecções virais, resultando em dificuldade para andar, problemas urinários e espasmo musculares.
As paraplegias espásticas familiares (PEF) constituem um grupo de doenças neurodegenerativas, genética e clinicamente heterogéneo, caracterizado por hiperreflexia e espasticidade progressivas dos membros inferiores. Clinicamente, as PEF podem ser divididas em dois principais grupos: formas puras e formas complexas.