Elas medem 2 metros de altura e 3 metros de largura em seu interior. Os postes das balizas são unidos por uma barra horizontal.
Movimente o carro devagar, jogando a traseira para dentro da área dos cones, com o volante totalmente virado para a direita. Entre na área da baliza até a marcação do cone chegar no ponto de referência indicado na imagem (cerca de 4 dedos de distância da ponta do retrovisor direito).
Coloque-os a, mais ou menos, 30 cm de distância à frente e atrás do veículo. Depois, movimente o veículo para frente e para trás, tentando não atingir nenhum dos dois obstáculos.
Antes de entrar na vaga, com o carro bem posicionado, gire o volante no sentido da vaga:
A primeira etapa do exame, a baliza, consiste em estacionar o veículo em área demarcada por balizadores removíveis. Para essa etapa, cada candidato tem até 3 (três) tentativas. Entende-se por tentativa cada deslocamento em marcha a ré.
6 Dicas Para a Prova Prática do Detran
Para aprender a fazer o controle de embreagem em subidas
Utilize a embreagem apenas quando for dar a partida e trocar de marchas. Evite deixar o pé no pedal por muito tempo principalmente quando estiver parado ou como “apoio” para os pés enquanto dirige. Isso superaquece o sistema e pode provocar o lixamento de disco.
Pare totalmente o carro (pisando no freio devagar e na embreagem até o fundo para o motor do carro não morrer).
Engate a marcha Assim que colocar a marcha. Coloque o pé direito de volta no freio traseiro. Já com a moto ligada no Neutro, Segure o manete da embreagem, que está no punho esquerdo e pise no pedal do mesmo lado.
Assim, várias peças podem ser atingidas e danificadas por um problema que começa no pé esquerdo do condutor. O pedal da embreagem tem de estar na mesma altura do freio. Pedal alto significa descompensação no cabo da embreagem.
Para frear corretamente, pise com firmeza no freio, mas não de uma só vez. É comum sentir a força do freio pulsando sob o seu pé, por isso, coloque pressão no pé esquerdo. Assim que a velocidade do carro diminuir, tire a força dos pés do pedal do freio gradualmente.
Assim, quando pisamos no pedal da embreagem, o fluido no interior do circuito hidráulico pressiona o embolo do servo da embreagem. ... Esse comando resulta no desacoplamento do disco de embreagem com o volante, o que faz com que acabe a transmissão de torque para a caixa de câmbio através do eixo piloto.
Como é possível perceber, a embreagem é essencial para o bom funcionamento do veículo. ... E se o cabo de embreagem quebrar, o pedal ficará totalmente no “chão”. Na prática, impossibilitará a troca de marchas. Se isso acontecer, não tem outro jeito: será necessária a substituição do cabo da embreagem.
De acordo com o porta-voz da Polícia Rodoviária Federal Ricardo de Paula, em carros com câmbio manual, o ideal é descer a serra utilizando a mesma marcha que seria empregada na subida. Assim, trechos muito íngremes, que exigiriam uma segunda marcha na subida, devem também ser descidos em segunda, para poupar os freios.